Samuel (Juca de Oliveira) e Lindaura (Angela Vieira) serão os convidados especiais de Guiomar (Claudia Netto) nos próximos capítulos de Flor do Caribe. A mãe de Alberto (Igor Rickli), que retornou ao Brasil, decidirá realizar um jantar na mansão de Dionísio (Sérgio Mamberti) e, assim, chamar os pais de Ester (Grazi Massafera) para comparecerem ao local. Porém, o que ela não esperava era que isso fosse causar um certo desconforto.
Tudo começará quando a personagem de Claudia Netto perceber que a protagonista está utilizando um anel, fato este que mexerá com o passado do avô de Samuca (Vitor Figueiredo). “Ester, esse anel, não tinha notado antes”, comentará a mulher, tocando na mão da nora. “É aquele anel da vó Helga. O vovô fez questão que eu desse esse anel para a Ester”, falará Alberto (Igor Rickli).
Em seguida, Dionísio fará questão de alfinetar Samuel. “Eu espero que você não tenha ficado aborrecido com esse meu presente para Ester. Afinal, eu imagino que deve ser o sonho de qualquer pai, sobretudo se ele é um joalheiro, fazer ele mesmo o anel de casamento da filha”, disparará o velho.
Logo depois, o pai de Ester rebaterá a provocação: “Claro que não. Eu fiquei profundamente honrado, como fiquei impressionado com a beleza daquele anel. É engraçado, ele é muito parecido com outro anel que me lembro muito vagamente de ter visto com alguém da minha família. Veja só, Dionísio”, comentará o personagem de Juca de Oliveira, levantando a hipótese de o objeto ter sido furtado.
“Interessante, mas você certamente ainda tem familiares lá na Holanda”, devolverá o nazista. “Familiares?”, questionará Samuel, que será defendido pela esposa: “Não, seu Dionísio. Samuel não tem parentes vivos, nem na Holanda nem em nenhuma parte do mundo. Foram todos mortos na guerra pelos nazistas”, disparará Lindaura.
Desconfortável, Ester sugerirá a todos que mudem de assunto, já que a conversa não está fazendo bem ao pai. “É, Ester. Traz lembranças e feridas, seu Dionísio, que doem nele até hoje, sabe? O senhor não faz ideia. O senhor não faz ideia do que Samuel sofreu na guerra, por conta daquelas ideias tortas, sabe? Daqueles assassinos de uniforme”, completará a personagem de Ângela Vieira.
Na sequência, todos silenciarão, mas Lindaura tentará amenizar o clima. “Bom, felizmente todos foram derrotados”, ressaltará. “E, hoje, estão num lugar que sempre mereceram: na lata de lixo da história. Não é, Dionísio?”, provocará Guiomar.