Nos próximos capítulos de Flor do Caribe, o segredo do passado de Dionísio (Sérgio Mamberti) virá à tona. E quem descobrirá toda a verdade será Samuel (Juca de Oliveira), que flagrará uma obra de arte pertencente a Adolf Hitler na casa do mesmo.
Já desconfiado que o avô de Alberto (Igor Rickli) possa ter participado de atos nazistas quando mais jovem, o pai de Ester (Grazi Massafera) aceitará comparecer a um jantar na mansão do milionário a fim de constatar a veracidade dos fatos. Nisso, ele, então, acabará achando o quadro e se surpreendendo.
“É uma reprodução tão perfeita. O nome é A Arte da Pintura”, comentará o personagem de Juca de Oliveira. “De Vermeer. Um pintor extraordinário e holandês como você, Samuel. Eu sempre tive uma grande reverência pela sua arte, particularmente em relação a esse quadro”, rebaterá o ancião.
Em seguida, Guiomar (Claudia Netto) revelará: “Não só você, Dionísio, mas como o senhor deve saber, esse quadro também era o favorito de um certo Adolf Hitler”. Diante disso, Dionísio justificará ao dizer que desconhecia sobre o passado macabro da pintura.
“É tão perfeita essa reprodução. Ela foi feita aqui mesmo no Brasil?”, questionará o marido de Lindaura (Angela Vieira). “Dionísio trouxe da Europa há muitos anos, tanto tempo que se você perguntar, ele nem lembra mais”, responderá a mãe de Alberto.
Logo depois, Nicole (Cinara Leal) atrapalhará a conversa entre Samuel e Dionísio para convidá-los a se colocarem à mesa. “Está esfriando, vamos comer? Por favor, Samuel, faça as honras”, pedirá o antagonista de Sérgio Mamberti.