Bernadete (Kayky Brito) vai descobrir que, na verdade, é homem e não uma mulher em Chocolate com Pimenta. Nos próximos capítulos, muitas coisas serão esclarecidas sobre a verdadeira origem do rapaz. Em conversa com Dona Mocinha (Denise del Vecchio), o mordomo Epaminondas (Ary França) dirá que Jezebel (Elizabeth Savalla), no passado, era casada e ficou grávida, mas ficou doente, então ela prometeu que se ficasse curada, iria dedicar a Santa Bernadete.
No entanto, infelizmente, Jezebel perdeu o bebê. Por outro lado, a vilã se curou e resolveu adotar um bebê do sexo feminino. Cândida (Yeda Dantas), empregada da megera, viu a oportunidade ideal para que seu filho fosse adotado, já que ela é pobre e não teria condições de mantê-lo. Para isso, ela vestia o garoto com roupas femininas para a patroa não descobrir. Ela, inclusive, dizia que Bernadete era filha de uma amiga, quando na verdade é dela.
Veja também: resumo da novela Chocolate com Pimenta
Após todo segredo ser revelado, Bernardo (que passará a se chamar assim) rejeitará a mãe biológica por ter feito acreditar que era uma menina durante todo esse tempo. Jezebel, inclusive, ameaçará processar Cândida, mas, sem dinheiro, desistirá da atitude.
A novela foi escrita por Walcyr Carrasco e protagonizada por Murilo Benício e Mariana Ximenes, que interpretaram, respectivamente, Danilo e Ana Francisca.
A trama foi dirigida por Jorge Fernando e inspirada na obra A Viúva Alegre, de Franz Lehár. Além de Mariana Ximenes e Murilo Benício, o folhetim contou com Elizabeth Savalla, Priscila Fantin, Drica Moraes, Marcello Novaes, Caco Ciocler e Tarcísio Filho.