Os dias não serão nada fáceis para Teresa (Roberta Gualda) nos próximos capítulos de Escrava Mãe. Grávida, a jovem acabará perdendo a criança, após sofrer um acidente doméstico, fato este que chocará a todos da família.
E tudo acontecerá quando ela ganhar de Sapião (Sidney Santiago) um calço com o objetivo de fazê-la andar melhor, por conta de sua deficiência na perna. Isso, no entanto, acabará resultando na queda da mesma, que tropeçará e cairá gravemente no chão, o que resultará em fortes dores na barriga.
Porém, o que ninguém sabe é que Esméria (Lidi Lisboa) rasgou os laços do calço de Tereza para que ela viesse a se acidentar. Em seguida, Beatrice (Bete Coelho), logo, notará que a filha está sangrando. Almeida (Fernando Pavão), por sua vez, chegará correndo para ver o que se passa.
Enquanto isso, o Dr. Pacheco (Henri Pagnoncelli) aparecerá no local juntamente com Irani (Adriana Londoño), que, em um primeiro momento, recusará ajuda, mas que, depois, acabará sendo convencida por Belezinha (Karen Marinho) e Nestor (César Pezzuoli) a socorrer a irmã de Maria Isabel (Thaís Fersoza).
Será aí, então, que a parteira e o médico avisarão que Tereza perdeu o bebê que esperava de Almeida, este que se revoltará e, ao mesmo tempo, quebrará tudo o que está ao seu redor. Além disso, o vilão culpará Urraca (Jussara Freire) por ela ter o obrigado a se casar com uma “mulher defeituosa” – como ele mesmo caracterizará Tereza.
Revoltado, Almeida, então, se dirigirá até a área dos escravos a fim de mandar Zé Leão (Marcello Escorel) prender Sapião na senzala na intenção de matá-lo, já que o antagonista irá culpá-lo pela perda de seu filho. A cena vai ao ar esta semana, às 15h15, na Record TV.