Ivana (Carol Duarte) foi a personagem usada pela autora Gloria Perez para debater a transsexualidade em A Força do Querer, novela que a Globo está reprisando atualmente no horário das 21h. A personagem, que nasceu mulher, não se identifica com seu sexo e está descobrindo isso aos poucos. Desde criança, ela já não gostava nem um pouco do papel que a mãe preparou para ela, mas agora vai começar a resistir bravamente aos papéis de gênero femininos.
Recentemente, ela deu a primeira prova de que baterá de frente com a mãe ao rejeitar usar o vestido que ela preparou para a filha no dia da festa de noivado de Ruy (Fiuk). Não fazendo o estilo “menininha”, a jovem prefere roupas mais “jogadas”, frequentemente associadas pelas pessoas ao sexo masculino.
Ivana também se mostrou bastante incomodada quando revelou que ganhou a oportunidade de jogar em um time de vôlei e a mãe não deu a mínima. Ela desabafou com a empregada da família relembrando tudo o que a mãe fez desde quando ela era criança, inclusive a obrigando a colocar um salto alto quando bebê.
Veja também – Flor do Caribe: Cassiano desabafa após voltar a cabana onde ficava com Ester
No próximo capítulo, o desabafo será sobre Cláudio (Gabriel Stauffer). É que a jovem aceitará o convite do rapaz para jantar e se arrumará toda para o jantar. Ela afirmará que gosta dele, mas não se sentirá muito confortável, principalmente porque ele a surpreenderá com um beijão que a deixará incomodada.
“Brother, vocês não entendem! O que me põe pra baixo é justamente essa obrigação de ficar representando uma coisa que eu não sou! Minha única insegurança é essa: não consigo representar o que não sou! Eu não me encaixo! Como é que faz?”, desabafará ela com Simone (Juliana Paiva), que ficará sem reação.
A Força do Querer – Resumo dos próximos capítulos