No capítulo de Orgulho e Paixão, que vai ao ar na noite desta segunda-feira, 07 de maio, Ema (Agatha Moreira) decide se abrir para Elisabeta (Nathalia Dill). Na ocasião, as duas trocam confidencias, quando a mocinha tenta descrever o que sente por Ernesto (Rodrigo Simas): “Suculento”, ela diz!
“Paixão”, afirma Elisabeta. “Como?”, questiona Ema. “Isso aí que você está sentindo por Ernesto. Se chama paixão. Tem gente que mata e morre por ela. Mas em doses aconselháveis, é o melhor de todos os sentimentos! Aproveite, senão some”, diz Elisa.
Mais tarde, Felisberto incentiva Elisabeta a correr atrás de seus sonhos em São Paulo, e Ofélia acaba concordando com o marido. Ema decide ir para São Paulo com Elisabeta, Ernesto, Darcy e seus amigos.
Charlotte se solidariza com Mariana. Tibúrcio diz a Cecília que ela o faz lembrar de Josephine. Brandão e Otávio percebem a mudança de comportamento de Randolfo, abalado com a fuga de Lídia. Uirapuru e Lídia se instalam em um hotel luxuoso. Estilingue revela a Tenória que encontrou uma foto de sua mãe na fazenda do Barão.
Mariana confessa a Ofélia que se entregou para Uirapuru. Gaetano ouve quando Xavier e Virgílio tramam contra Julieta. O Barão e Aurélio se desesperam ao descobrir que Ema viajou.
Jorge afirma que trará Ema de volta. Julieta nega repassar uma de suas fazendas a Susana, que se revolta. Elisabeta conclui que Ema está apaixonada por Ernesto. Susana propõe se unir a Xavier contra Julieta. Elisabeta e Darcy se beijam.