A situação de Custódio (Antonio Petrin) se agravará ainda mais a partir dos próximos capítulos de Escrava Mãe. Isso porque o estado de saúde do Coronel passará a ficar cada vez mais debilitado devido a sua idade avançada. Sendo assim, Tito Pardo (Nill Marcondes) e Dr. Pacheco (Henri Pagnoncelli) serão chamados para ajudá-lo.
O primeiro, no entanto, pressionará um pano no braço de seu aliado, enquanto o médico examinará uma sangria que acabou sendo feita. Assim que deixar o quarto, Pacheco se mostrará bastante preocupado e reagirá na frente de Beatrice (Bete Coelho), Teresa (Roberta Gualda) e Maria Isabel (Thaís Fersoza), que estavam do lado de fora no aguardo do mesmo, com uma expressão de teor grave.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Escrava Mãe
Depois disso, Custódio conseguirá se recuperar e levará Tereza até o altar para casá-la com Almeida (Fernando Pavão). Porém, os dias de vida do Coronel estarão contados, pois ele acabará sendo misteriosamente assassinado na noite do casamento da filha, e, dessa vez, não resistirá.
Quando Beatrice entra no quarto, a mesma avistará o marido sozinho, caído no chão e envolto por bastante sangue. Desesperada, a mulher, então, chamará o Dr. Pacheco, que avaliará o corpo e o encaminhará ao necrotério.
A partir daí, sete suspeitos entrarão na mira do folhetim, entre eles Juliana (Gabriela Moreyra), Miguel (Pedro Carvalho), Coronel Quintiliano (Luiz Guilherme), Dona Urraca (Jussara Freire), Almeida, Guilherme (Roger Gobeth) e Maria Isabel.
“O mistério vai durar só uma semana. O público será o primeiro a saber. Já os personagens só descobrirão quem é o assassino lá pelo final da novela. Não vale a pena me prolongar muito no ‘quem matou?’. Optei por narrativas mais ágeis. Por isso, muitas situações começam e se resolvem e dão lugar a novas tramas”, afirmou o autor Gustavo Reiz em uma entrevista concedida no ano de 2016.