Na novela Novo Mundo, Sebastião (Roberto Cordovani) já fez muito mal aos seus inimigos e também a pessoas inocentes, como os escravos que traficou e mantinha. Acontece que esse esquema de tráfico, na época já proibido, acabou sendo desmascarado nos últimos capítulos da trama, e ele contraiu uma dívida enorme com o Brasil, que agora é um império comandado por Dom Pedro I. Ele tentará se dar bem novamente, mas será em vão na trama da Globo.
Isso porque Sebastião tentará passar a perna no imperador e não pagará a dívida, mas acabará tendo todos os seus bens confiscados como castigo. Ele suplicará para ser anistiado, mas Dom Pedro não atenderá a esse pedido e deixará para o ex-parceiro de Thomas (Gabriel Braga Nunes) apenas sua casa vazia.
Sebastião, como era de se esperar, ficará revoltado e desesperado por ter perdido tudo e começará a beber, mas acabará colocando fogo na casa sem querer. Implorando por socorro, ele será salvo por Libério (Felipe Silcler), mas acabará sendo mal agradecido e culpará o jornalista e Cecília (Isabella Dragão) por sua desgraça.
Veja também – Totalmente Demais: Sofia tenta beijar Rafael e arma para incriminar o ex
“Soltem-me, agora! Vocês foram os responsáveis por toda essa desgraça”, sentenciará ele. Cecília dirá que o pai que escolheu esse caminho, mas Sebastião permanecerá no lado malvado hostilizando as pessoas. Porém, agora ele ficará por baixo e será humilhado pelos escravos, que jogarão baldes de dejetos em cima deles.
E a desgraça de Sebastião representará a felicidade de outras pessoas. É que Wolfgang (Jonas Bloch), depois que descobrir que o vilão perdeu tudo, decidirá comprar a dívida entre propriedades rurais e escravos, libertando Mathias (Renan Monteiro) e Diara (Sheron Menezzes) da escravidão.
Novo Mundo – Resumo dos próximos capítulos