Leia agora o resumo da novela Mulheres Apaixonadas, em reprise no Vale a Pena Ver de Novo (de 30/11 a 01/12/2023) e fique por dentro dos principais acontecimentos da semana na Globo. A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.
Resumo da novela Mulheres Apaixonadas – Vale a Pena Ver de Novo
Capítulo 134 – quinta, 30 de novembro
Dóris se confessa com Padre Pedro. Estela e Alzira entram e pedem ajuda. Santana sai da clínica. Edwiges e Cláudio se casam. Estela dá suas joias para Dóris.
Padre Pedro e Estela ficam juntos. Cláudio e Edwiges aproveitam a lua de mel. Dóris é humilhada no hotel por Carlão. Todos vão à festa de formatura na escola. Inês briga com Salete. Começa o Hino Nacional. Carlinhos faz uma homenagem aos pais. Lorena se encanta com o amigo de Diogo. Santana faz um discurso emocionante. Raquel confessa em público que está grávida de Fred e chora ao abraçar Helena.
Capítulo 135 – sexta, 01 de dezembro
Paulinha é homenageada por tirar a melhor nota da escola. Helena chama os pais de Paulinha no palco. Sérgio se aproxima de Heloísa que está bem melhor. Rodrigo apresenta a peça de teatro Romeu e Julieta. Clara e Rafaela representam Romeu e Julieta e são aplaudidas por todos. Téo fala para Salete que ele é seu pai. A menina vibra de felicidade. Todos os casais se beijam no final. Fim.
Capítulos anteriores
Capítulo 131 – segunda, 27 de novembro
Sérgio corre pela areia. Heloísa entra no mar. Laura devolve o anel que César lhe deu um dia como presente de noivado e deseja-lhe felicidades na nova vida. Sérgio faz respiração boca a boca em Heloísa. Helena garante a Matilde que fará César feliz. Helena pede que Sérgio chame o psiquiatra de Heloísa, Dr. Edgard. Raquel janta com Leandro e Hilda. O advogado explica que Marcos está para ser intimado.
Capítulo 132 – terça, 28 de novembro
Edgard aconselha a internação de Heloísa. Diogo avisa Lorena que vai viver com Luciana. Lorena aconselha Vidinha a desistir de Sérgio e pede a Diogo que apresente-as a seu amigo Ricardo. Heloísa não aceita ser internada e acusa Sérgio e Helena de quererem se livrar dela. Ela insiste que não é louca, mas somente uma mulher que deseja ser amada e, em surto, joga coisas em Helena e Sérgio. Os enfermeiros a dominam, aplicam-lhe sedativos e ela é levada de ambulância. Sérgio, Helena, César, Leila e Rafael ficam olhando a ambulância se afastar.
Heloísa acorda e chora, sentindo-se abandonada na clínica. Raquel e Fred pedalam juntos. Marcos pensa nos dois, como se visse a cena. Marcos recebe a intimação judicial no lobby do hotel. Ele sai com Dóris e lhe promete um carro se ela atrair Fred para uma conversa com ele. Edwiges avisa que o casamento será daqui a um mês, sem festa e que passará a lua de mel em Nova York. Dóris mente para Fred que Carlinhos quer vê-lo e ele entra no carro.
No posto de gasolina, Marcos assume o volante, algema Fred e avisa Raquel. Raquel e Yvone conseguem alcançá-los e seguem-nos. Dóris se preocupa e teme ter feito uma grande besteira. Marcos pega o revólver, Fred parte para cima dele, o carro bate e despenca em um precipício. Raquel e Yvone se abraçam desesperadas. Sérgio visita Heloisa, que mostra a sua raiva por estar internada.
Silvia convida Shirley para ser a governanta da casa e Caetano, o motorista das duas. Leonora entrega para Raquel os cadernos de Fred com as palavras de amor escritas para a professora. As duas se abraçam e choram muito.
Capítulo 133 – quarta, 29 de novembro
Helena e César se casam. Téo convida Laura para morar com ele. Ela concorda e eles se beijam. Salete flagra os dois juntos. Dóris se arrepende e segura a mão de uma velhinha. Helena e César brindam seu casamento. Lucas invade seu quarto e atrapalha o casal.
Sinopse de Mulheres Apaixonadas
Assim como toda novela de Manoel Carlos, a trama gira em torno de Helena – desta vez estrelada por Christiane Torloni. Ela resolve viver uma nova paixão após 15 anos de casada. Helena é diretora da Escola Ribeiro Alves (ERA), para alunos de Ensino Médio, e está cansada da estabilidade na vida sem emoções que leva com o músico Téo (Tony Ramos), com quem adotou o pequeno Lucas (Victor Curgula).
O que Helena não sabe é que o menino é filho biológico do marido com a ex-garota de programa Fernanda (Vanessa Gerbelli). Posteriormente, este segredo abala silenciosamente a relação dos dois. O coração da mocinha também fica frágil após reencontrar César (José Mayer), um ex-namorado que ela abandonou no passado e ele acaba surgindo, mexendo com seus sentimentos.
ELENCO COMPLETO
Christiane Torloni como Helena Moraes Ribeiro Alves
Helena, professora de História e diretora da Escola Ribeiro Alves (ERA), uma grande instituição de ensino secundário no Rio de Janeiro, é casada há mais de 15 anos com Téo, interpretado por Tony Ramos. O casal adotou Lucas, papel de Victor Curgula. A ERA é uma propriedade de Téo e sua irmã, Lorena, vivida por Susana Vieira.
Apesar da confiança e segurança de Helena, ela atravessa um período de dúvidas sobre a sua felicidade e o casamento.
Quando ela cruza novamente com César, interpretado por José Mayer, seu ex-namorado que ela deixou para casar com Téo, essas questões se intensificam e ela acaba se separando do marido. Conforme a novela avança, Helena descobre que Lucas é na verdade filho biológico de Téo e Fernanda, personagem de Vanessa Gerbelli. Helena tem duas irmãs, Hilda, vivida por Maria Padilha, e Heloísa, papel de Giulia Gam.
José Mayer como Dr César Andrade de Melo
César, um neurocirurgião de renome, é conhecido pela sua eficácia e rigor na Clínica Dr. Moretti, onde é simultaneamente temido e respeitado pelos colegas. Ele mantém um caso amoroso com sua assistente, Laura, interpretada por Carolina Kasting. Infelizmente, perdeu sua esposa, Isabel, vivida por Chris Bonna, para uma doença fatal no início da trama.
Eles tiveram dois filhos juntos: Marcinha (Pitty Webo) e Rodrigo (Leonardo Miggiorin). A morte de Isabel cria tensões no relacionamento entre César e Rodrigo, uma vez que este último culpa o pai pela intensa tristeza que acredita ter levado à morte da mãe. Para lidar com essa crise familiar, César se apoia em sua filha e em sua mãe, Matilde, interpretada por Sônia Guedes. Conforme a novela se desenrola, César se reencontra com seu antigo amor, Helena, personagem de Christiane Torloni.
Tony Ramos como Téo Ribeiro Alves
Embora seja formado em literatura, Téo, interpretado por Tony Ramos, não pratica a profissão. Ele prefere se dedicar à sua verdadeira paixão: a música. Toca saxofone com sua banda em um bar de hotel na zona sul do Rio de Janeiro. Téo encontra felicidade em suas atividades favoritas, que incluem passeios pelo Leblon, tocar música e passar tempo com sua família.
Ele é o ex-marido de Helena, papel de Christiane Torloni, e irmão de Lorena, interpretada por Susana Vieira. Téo é pai de Luciana, vivida por Camila Pitanga, nascida de um romance com a cantora Pérola, interpretada por Elisa Lucinda, e de Salete e Lucas, interpretados por Bruna Marquezine e Victor Curgula, respectivamente, filhos de Fernanda, personagem de Vanessa Gerbelli, que já foi garota de programa.
Vanessa Gerbelli como Fernanda Machado
Fernanda, que já trabalhou como garota de programa, tem dois filhos, Salete e Lucas, fruto de um relacionamento anterior com Téo, interpretado por Tony Ramos. Atualmente, ela reside em Copacabana com sua filha, Salete, personagem de Bruna Marquezine. Lucas, interpretado por Victor Curgula, foi criado como filho adotivo por Téo e Helena, papel de Christiane Torloni.
- Camila Pitanga – Drª. Luciana Ribeiro Alves
- Rodrigo Santoro – Diogo Ribeiro Alves Nogueira
- Carolina Dieckmann – Edwiges Batista
- Erik Marmo – Cláudio Gonzaga Moretti
- Giulia Gam – Heloísa Moraes Vasconcelos
- Marcello Antony – Sérgio Vasconcelos
- Helena Ranaldi – Raquel de Almeida Martins
- Dan Stulbach – Marcos Soares Mendonça
- Lavínia Vlasak – Estela de Azevedo Franco
- Nicola Siri – Padre Pedro Vicenza
- Paloma Duarte – Marina Gonzaga Lobo
- Carol Castro – Maria da Graça Pereira (Gracinha)
- Regiane Alves – Dóris de Souza Duarte
- Susana Vieira – Lorena Ribeiro Alves
- Rafael Calomeni – Expedito Batista
- Vera Holtz – Santana Gurgel
- Marly Bueno – Marta Gonzaga Moretti
- Natália do Vale – Silvia Gonzaga Lobo
- Vanessa Gerbelli – Fernanda Machado Oliveira
- Carolina Kasting – Drª. Laura Medeiros
CURIOSIDADES:
A novela Mulheres Apaixonadas ficou marcada na memória do público não só pela trama principal de Helena, mas por abordar diversos temas fortes como o ciúme doentio da personagem Heloísa (Giulia Gam) pelo marido Sérgio (Marcello Antony), os maus tratos sofridos pelos idosos através das interações entre a jovem Dóris (Regiane Alves) e seus avós, assim como a violência doméstica sofrida pela personagem Raquel (Helena Ranaldi), entre outros. Todos esses plots foram polêmicos e, na vida real, os atores tiveram problemas com pessoas na rua.
Vale lembrar que a novela revelou vários talentos como, por exemplo, Bruna Marquezine, Paula Picarelli, Carol Castro, Pedro Furtado, Pitty Webo, Rafael Calomeni e Manoelita Lustosa. Na época, esses atores ganharam bastante destaque na mídia e, tempos depois, estrelaram vários trabalhos na emissora.
AUTOR
Um dos maiores autores da Globo, Manoel Carlos escreveu várias novelas de sucesso. O dramaturgo é conhecido também por outras tramas de sucesso como História de Amor, Prova de Amor, Laços de Família (essa será reprisada na Globo no Vale a Pena Ver de Novo) e Páginas da Vida. Hoje em dia, mais velho, Manoel prefere supervisionar textos de outros autores do que escrever novelas, que exige muito do profissional.
ABERTURA
A música de abertura da série é “Pela luz dos olhos teus”, cantada por Tom Jobim e Miúcha, uma canção também utilizada em Dona Xepa, de 1977. A vinheta foi concebida pela equipe de Hans Donner e apresentava fotografias de mulheres em diversas situações, todas exibidas em uma tonalidade azulada.
A Rede Globo realizou um concurso que incentivava os espectadores a enviar fotos de mulheres com filhos, cônjuges, familiares ou amigas para serem usadas na vinheta. A intenção inicial era trocar as fotos mensalmente, mas devido ao volume impressionante de imagens recebidas – mais de 100 mil foram consideradas – a substituição começou a acontecer a cada 15 episódios.