As Aventuras de Poliana, quando estreou, em 2018, prometia ser um grande sucesso. E foi, por algum tempo. Mas atualmente a novelinha infantil do SBT está em seu ponto mais baixo de popularidade. E isso não é de hoje.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de As Aventuras de Poliana
Segundo dados do Ibope, a trama já perdeu quase 1,4 milhão de espectadores apenas na Grande São Paulo. No YouTube,a queda também foi grande. Se nas primeiras semanas no ar o folhetim marcava acima de 15 pontos de média, chegando até 17… hoje a situação é bem diferente.
Neste ano, apenas 6 capítulos superaram os 10 pontos, sendo que o mais “bombado” deles marcou 10,5 pontos, em janeiro. Algo beeem diferente do que acontecia em 2018 ou até mesmo em 2019. Na internet, a popularidade de Poliana também já não é a mesma.
Lá, no canal que disponibiliza os capítulos na íntegra, os views já chegaram a 4,1 milhões por capítulo. Neste mês, a média está em cerca de 2,5 milhões, o que não é mal, mas também deixa claro a queda de interesse do público, que vem “abandonando” a trama desde setembro de 2019.
Vale dizer que a novela de Sophia Valverde terá uma segunda temporada, sem Larissa Manoela e outros atores, que deixaram o elenco em dezembro, quando gravaram suas últimas cenas. Poliana Moça estreia no primeiro semestre de 2021, se nada mudar.
Se Íris Abravanel, autora da novela, se mantiver fiel ao livro de Eleanor H. Porter no qual o folhetim é baseado, Poliana perderá mesmo os movimentos da pernas, ficando confinada a uma cadeira de rodas.
Como se sabe, As Aventuras de Poliana é escrita por Íris Abravanel e baseada no clássico da literatura infanto-juvenil Pollyanna (1913), de Eleanor H. Porter. A novela já teve uma versão em 1956, na extinta Rede Tupi, com cerca de apenas 30 capítulos.