No início da novela Novo Mundo, Thomas (Gabriel Braga Nunes) armou para atender a um pedido de Avilez (Paulo Rocha) para dar fim em Dom Pedro. O oficial aproveitou um encontro do príncipe com Dulcina (Joana Solnado) e preparou uma emboscada para acabar com a vida do nobre. Quando Pedro estava voltando para casa, foi cercado por Jacinto (Babu Santana) e seus dois capangas, contratados por Thomas para matá-lo a sangue frio na novela da Globo.
O crime só não aconteceu por causa de Joaquim (Chay Suede), que deu uma flechada em Jacinto e virou o fiel escudeiro do príncipe regente a partir de então. Até hoje ninguém sabe quem foi o mandante do atentado, mas Joaquim passou a suspeitar que Thomas tem algo a ver com a história após o flagrar conversando com Jacinto.
Decidido, Joaquim seguirá Jacinto no próximo capítulo da trama, mas acabará sendo reconhecido pelo jagunço como o homem que lhe deu uma flechada. Ele prometerá acabar com a cabeça do personagem de Chay Suede e avisará a Sebastião (Roberto Cordovani) que não pode voltar mais à cidade por ter sido reconhecido.
Veja também – Totalmente Demais: Carolina usa prisão de Jonatas para desestabilizar Eliza em prova
Parceira de Joaquim, Diara (Sheron Menezzes) mandará um dos escravos vigiar Thomas e Sebastião e o rapaz conseguirá escutar uma conversa deles na calada da noite no partido português. “Estamos encurralados, Sebastião. Joaquim viu Jacinto e o reconheceu como autor do atentado contra Dom Pedro”, dirá Thomas.
“Ele não pode saber que nós armamos a emboscada contra o príncipe”, prosseguirá o inglês. “Nós não, Thomas. Quem matou mandar Dom Pedro foi você”, rebaterá Sebastião. Joaquim ficará sabendo de toda a conversa e contará com a ajuda Bonifácio. “Vamos botar as mãos nos culpados muito em breve. Conte comigo”, dirá o ministro.
Novo Mundo – Resumo dos próximos capítulos