Em breve em Novo Mundo, a casa cairá para Jacira (Giulia Buscaccio) e Piatã (Rodrigo Simas), pois Ubirajara (Allan Souza Lima) descobre que ela esconde um homem branco nas matas próximas de sua aldeia.
O cacique questiona o pajé Tibiriçá (Roney Villela) sobre o afastamento dos dois, que do nada desaparecem sem dar pistas. “Ubirajara acha que eles escondem um segredo? Não sinto perigo. Cacique pode ficar em paz”. Ubirajara decide ir atrás de pistas e descobre tudo.
“Jacira esconder caraíba na mata. Jacira trair povo nosso. Piatã não responder. Saber de caraíba escondido na mata?”, questiona o cacique aos amigos. Piatã defende a amada: “Conheço o Ferdinando há um tempo, viemos juntos da Europa. É um homem bom”.
Expostos e amarrados para serem julgados pela tribo, os três infratores sofrem com os olhares de dúvida e desconfiança dos pares de Piatã e Jacira. O português até tenta se explicar, mas ninguém da tribo dá muita bola para a sua defesa na novela da Globo.
Leia também – Fina Estampa: Wallace humilha Teodora em rede nacional após descobrir golpe
“Estou nessas terras muito antes de vocês se instalarem aqui. Minha esposa está enterrada por aqui. Por isso não fui embora. Pensava em partir muito em breve. Não quero fazer mal”. O pajé o questiona: “Estou nessas terras a procurar uma planta que cura uma doença chamada febre do pântano. Ela provoca dores no corpo, febres altas, pode até matar. Eu fiz minhas anotações dessas plantas, dessas raízes. Tenho tudo isso na minha gruta”, conta o gringo.
Ubirajara ordena que destruam todas as pesquisas de Ferdinando. “Cacique mandar buscar coisas de homem branco na gruta”. Jacira acaba presa e Piatã e padre Olinto (Daniel Dantas) são expulsos da aldeia em Novo Mundo por encobrirem os “crimes” da infratora.