Nos últimos capítulos da novela Novo Mundo, cresceu muito a pressão contra Pedro (Caio Castro) para que ele acate a ordem dada pelo rei Dom João VI (Leo Jaime) para que ele volte a Portugal. O rapaz está disposto a aceitar o pedido, mas também está arrasado por ter que ir contra o que querem seus amigos, principalmente Joaquim (Chay Suede) e sua esposa Leopoldina (Letícia Colin). Eles darão subsídios para que o príncipe permaneça no Brasil na novela da Globo.
Joaquim organizará um abaixo-assinado e com a ajuda de Anna (Isabelle Drummond), Chalaça (Romulo Estrela), Wolfgang (Jonas Bloch), Diara (Sheron Menezzes), Peter (Caco Ciocler), Libério (Felipe Silcler), Licurgo (Guilherme Piva), Germana (Vivianne Pasmanter) e Elvira (Ingrid Guimarães), e recolherá 8 mil assinaturas pela permanência de Pedro no Brasil.
Thomas (Gabriel Braga Nunes) e Sebastião (Roberto Cordovani), no entanto, não tolerarão essa decisão de Dom Pedro e tentarão dar o golpe até o fim. Sua primeira ação será esconder a munição do exército em um galpão para impedir uma guerra, mas Leopoldina e Joaquim articularão a chegada de nova munição vinda de Minas Gerais.
Veja também – Totalmente Demais: Carolina revela a Arthur que pode estar grávida
O general escutará a conversa e avisará a Avilez, que prenderá o carregamento no caminho. Depois, Thomas sugerirá a Pedro que ele faça um governo de transição para que uma junta liderada por Avilez assuma o poder. Ele exigirá que a família real deixe o palácio e se mude para a Fazenda Santa Cruz, o que deixará Pedro indignado.
O príncipe ameaçará fraquejar, mas Joaquim estará lá para o encorajar. “Se o senhor for embora tudo o que sonhou fazer pelo Brasil acaba aqui”, dirá ele. Pedro tomará coragem e dirá a famosa frase que entrou para a história: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digo ao povo que fico!”
Novo Mundo – Resumo dos próximos capítulos