A morte de Max (Marcello Novaes) foi o grande mistério a ser solucionado no final de Avenida Brasil, novela que está sendo reexibida no Vale a Pena Ver de Novo e que se aproxima de sua reta final. Na trama, o vilão foi assassinado por Carminha (Adriana Esteves), mas esse mistério foi resolvido para os personagens apenas no último capítulo. Após tanta maldade feita contra os protagonistas, ela terá redenção já no início do capítulo, ao se jogar e impedir que Santiago (Juca de Oliveira) atire contra Tufão (Murilo Benício) e Nina (Débora Falabella).
Ela tomará a arma do pai e atirará contra ele, colocando um ponto final nas maldades do vilão coadjuvante da trama. Depois, antes de ser levada para a delegacia, ela desamarrará Tufão e pedirá perdão. “Eu gostava de ser a esposa perfeita. Gostava de te fazer feliz. Você me fazia feliz como eu nunca tinha sido antes e como nunca vou ser nessa vida. Obrigada. Cuida da Ágata pra mim?”, pedirá.
Já presa, Carminha confessará que foi a assassina de Max e descreverá detalhes do momento em que matou o amante com uma enxadada na cabeça após ele ameaçar Nina. “Ele ia matar a Nina ou qualquer um que aparecesse na frente”, dirá ela. Com isso, Carminha salvará a pele de mãe Lucinda (Vera Holtz), que dias antes terá assumido a culpa do crime para que Nina não fosse presa.
Veja também – Fina Estampa: Dagmar expulsa Quinzé de sua cama após ser confundida com Teodora
Em cena emocionante, Carminha será levada para a cela de Lucinda e as duas terão uma conversa de reconciliação. “Eu sempre soube que, no fundo, você tinha um coração bom”, comentará a mãe Lucinda. “Coração bom é ficar se sentindo culpada a vida inteira por um crime que não cometeu”, responderá a vilã. “Nós duas somos vítimas do Santiago”, concluirá a “dona” do lixão na novela da Globo.
Depois, Lucinda deixará a prisão e sugerirá que Carminha pode se transformar em seu tempo de prisão. “Você vai ter muito tempo para repensar e reconstruir a vida, minha filha”, dirá ela. Após três anos, Carminha será liberta da cadeia mãe Lucinda que a buscará no Centro de Detenção, a levando de volta ao lixão. “Eu jurei que nunca ia voltar a botar meus pés aqui”, dirá Carminha.
“Se você deixar, eu vou ficar aqui”, completará ela, dizendo que seu lugar é ali. Dessa forma, Avenida Brasil terminará com foco principal na redenção de sua principal vilã. A última cena dela, inclusive, será recebendo Nina, Jorginho (Cauã Reymond) e o filho do casal para jantarem em sua casa no lixão. Ao contrário do que acontecia no início da trama, agora será Carminha quem preparará a comida.