Frio e calculista, Santiago (Juca de Oliveira) matará Nilo (José de Abreu) por ele saber de seu passado criminoso. Durante uma forte discussão, o catador acusará o velho de matado a própria mulher, Virgínia, mãe de Carminha (Adriana Esteves), e ter deixado Lucinda (Vera Holtz) acreditar e pagar pelo crime cometido por ele.
Sentido-se ameaçado, o grande vilão arquitetará a morte do rival. Santiago colocará veneno na bebida de Nilo e lhe entregará a garrafa. Logo em seguida, o catador cairá no chão. Nina chegará no lixão flagrará o catador agonizando. Na beira da morte, Nilo ainda conseguirá contar a verdadeira história da tragédia familiar.
Veja também: resumo dos capítulos de Avenida Brasil
A novela foi escrita por João Emanuel Carneiro, em 179 capítulos e protagonizada por Cauã Reymond, Débora Falabella e antagonizada por Adriana Esteves e Marcello Novaes. Além desses atores, a trama também contou com participações estrelares de Murilo Benício, Alexandre Borges, Débora Bloch, Camila Morgado e Carolina Ferraz.
O GRANDE SEGREDO DE SANTIAGO
Santiago (Juca Oliveira), Lucinda (Vera Holtz) e Nilo (José de Abreu) guardam alguns segredos do passado que, aos poucos, serão revelados na reta final de Avenida Brasil. Nos últimos capítulos, por exemplo, a máscara de Santiago, pai de Carminha (Adriana Esteves), começará a cair e ele se mostrará uma pessoa perigosa. A aparência de bom velhinho esconde um homem infernal, que tem um exército de bandidos a seu dispor e é odiado pela própria filha.
Apesar das perversidades de Carminha, a vida da vilã não era nada fácil. Para começar, ela foi abusada pelo pai quando criança. Os abusos só pararam quando ele a abandonou no lixão. O bandido, que era casado com Virgínia, mãe da loira, teve um caso com Lucinda – que na época era casada com Nilo.
Quando Virgínia descobriu a traição, matou a filha de Lucinda. Como forma de vingança, Lucinda atirou em Virgínia, mas errou o disparo. Esperto, Santiago pegou a arma de Lucinda e atirou na própria mulher, na frente de Carminha. Para se livrar da culpa, ele fez a “mãe do lixão” acreditar que foi ela quem a matou.