As gravações de Malhação foram finalizadas às pressas recentemente, contrariando o que desejava a emissora – de que a trama fosse esticada e ganhasse mais alguns capítulos. Mas a crise mundial de coronavírus foi fundamental na tomada desta decisão.
Em entrevista ao Uol, o autor da temporada comentou sobre o desfecho, deu alguns spoilers e ainda falou que a própria pandemia será citada no seu folhetim. “A direção da emissora estava coberta de razão de encerrar as gravações o quanto antes. Mas confesso que tive dificuldade de aceitar isso, inicialmente, mas logo compreendi que a vida de qualquer pessoa é mais importante que qualquer história”, disse Emanuel Jacobina.
“O final foi antecipado porque não se podia continuar gravando. A Globo me pediu para sintetizar a história e eu fiz isso da melhor maneira possível no pouco tempo disponível. Levei o assunto do coronavírus para dentro da trama. No último capítulo, Rita e Filipe andam pela cidade cenográfica completamente deserta e conversam abertamente sobre o efeito da pandemia com o público”, explicou Jacobina ao Uol.
OS DESFECHOS DE MALHAÇÃO:
Dando mais alguns spoilers, o escritor conta: “Teremos momentos de muita emoção. E um thriller policial que nos levará ao cativeiro de Rita”. E, para ele, um dos segredos do bom desempenho desta temporada de Malhação foi ter tramas mais “adultas” em destaque.
“O mais interessante foi decidir experimentar uma abordagem mais adulta, ou melhor, uma abordagem sobre a vida de jovens mais velhos do que habitualmente faço em ‘Malhação’. Acho que agradou bastante ao público com seus temas sobre os adolescentes, e teve uma abordagem séria de temas universais, como a adoção, a violência urbana, o perigo que a milícia representa para todos nós, o racismo e as dificuldades que os pais têm de entender e tolerar a homossexualidade”, opina Jacobina.
Leia também: Globo muda estratégia, estica Amor de Mãe e adia nova novela das nove
Adriano Melo, um dos diretores do folhetim, comentou o fim abrupto da história: “Precisamos encerrar o trabalho para proteger nossa equipe e elenco, e ao mesmo tempo dar ao público um final belo e empolgante. Fizemos adaptações, aproveitando capítulos já gravados mas que ainda não tinham ido ao ar para criar os desfechos. E usamos também como recurso a narração do que aconteceu com os personagens, cobrindo com imagens que ajudavam a contar o que o texto do Emanuel trazia como final de cada um”, disse ele ao Uol.
Opa Correria* no final
P.S..correria*
Malhação e novela difícil, com Rita que só sofreu, e ainda sumiu de cena, e agora como toda novela, uma correia no final…affe