Para muitos, a novela Por Amor é simplesmente uma das melhores da Globo, sendo sempre mencionada no top 3 das favoritas da carreira do autor Manoel Carlos, que criou também tramas como História de Amor, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida.
Também para muitos, Avenida Brasil é a melhor novela de João Emanuel Carneiro, o escritor que criou também Da Cor do Pecado, Cobras e Lagartos, A Favorita, A Regra do Jogo e Segundo Sol. Mas o que Por Amor e Avenida Brasil têm em comum?
A novela de 2012 está no ar no Vale a Pena Ver de Novo, nas tardes da Globo, substituindo a trama de 1998, que, aliás, fez muito sucesso nesta faixa, chegando com facilidade aos 17/18 pontos de audiência em pleno horário vespertino.
No entanto, Avenida está bem abaixo dos índices de sua antecessora, pelo menos no que se refere ao Ibope na Grande São Paulo, que é a principal praça do mercado publicitário do país. O que explicaria este fenômeno?
Veja também – Amor de Mãe: Ryan surpreende Marina em aeroporto e implora para que ela fique
Avenida era muito esperada e pedida pelos fãs que acompanharam a história de Carminha, Nina e Tufão há 7 anos. A novela estreou e está no ar, mas… cadê a audiência? De certo não pode-se dizer que Avenida está fazendo um papelão nas tardes da Globo, mas o Ibope morno com certeza está abaixo do que os executivos do canal esperavam.
O que são fracos 13/14 pontos perto da novela que parava o Brasil em sua reta final e não saía da boca do povo na primeira metade desta década? Será que a trama ainda terá força para ‘imitar’ os mais de 20 pontos que Por Amor conseguiu manter tantas vezes? Veremos…
O SUCESSO DE POR AMOR:
Em entrevista, a eterna namoradinha do Brasil contou que foi muito abordada nos últimos tempos por causa da trama. “É como se eu estivesse [no ar] às 9 da noite. No aeroporto, no mercado, na rua, em todos os lugares que eu estive nos últimos meses falavam da novela”.
E seguiu rasgando seda para os envolvidos no folhetim, que bateu recordes de audiência apesar de ter sido exibido no Viva há poucos anos: “É uma novela que a gente não quer que acabe. É emocionante ter feito parte de uma obra tão importante. Que autor, que elenco, que direção”.
“É uma história muito edificante, mostra o quanto a mentira, o impulso de mentir, pode prejudicar uma, duas, cinco, dez vidas. A novela tem essa mensagem maravilhosa: ‘cuidado na hora de mentir, você pode se arrepender para o resto da vida”, analisou a artista, que já declarou em entrevista que Helena tinha um quê de vilã por esconder o filho de Atílio.
Ela ainda fez um paralelo entre os anos 90 e hoje: “Mudou muita coisa, mas a gente reconhece a verdade humana em todas as pessoas que pensavam daquele jeito. Você não renega aquela Eduarda (Gabriela Duarte), aquela Laura (Vivianne Pasmanter), mas as acolhe. A minha personagem era uma vilã, o que ela fez com aquele marido… mas elas perdoaram, era por amor”.
É natal, é normal o ibope cair
O surto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A menor audiência de Avenida Brasil até a semana 11 era 15 pontos, a própria meta. Ela mantém 16/19 pontos também. É a trama do horário de maior ibope em 50 capítulos, ainda é a novela da década que mais viu 20 pontos em 50 capítulos. 4 Vezes. Por Amor, aquela escorada? Kkkkkkkkkkkkkk