Rodolfo (Johnny Massaro) não mede esforços quando o assunto é impressionar Catarina (Bruna Marquezine), em Deus Salve o Rei. Depois fazer gastos absurdos para bancar o seu casamento com a princesa de Artena, o rei ainda mandará criar uma escultura para homenageá-la. Porém, com pouco recurso em caixa, o irmão de Afonso (Romulo Estrela) ordenará a criação de um novo imposto sobre os comerciantes.
A repercussão negativa do novo tributo é imediata e a população se revolta. Amália (Marina Ruy Barbosa) ao chegar na feira dá de cara com feirantes indignados.
“Absurdo! O que mais esse rei vai inventar, depois disso?!”, esbraveja uma feirante.
“O rei acaba de criar um novo imposto sobre o comércio. Todos que tiverem uma barraca ou estabelecimento comercial vão ter que pagar para ter um documento com o selo real”, revela outro comerciante.
Na ferraria, Afonso encontra Emanuel discutindo com dois guardas reais, afirmando ser um absurdo a criação de um novo imposto sobre o comércio. O irmão do rei de Montemor tenta acalmá-lo e quer saber o que está acontecendo.
Veja também: Afonso fica admirado com a beleza de Catarina
“Mais um imposto do seu irmão! Todos os estabelecimentos, até uma ferraria como esta, que existe há tantos anos, terão de pagar para poder funcionar!”, diz ele, indignado.
“Mas isso é um absurdo mesmo. Como é possível começar a cobrar, de repente, por algo que sempre foi gratuito?!”, pergunta o personagem de Romulo Estrela aos guardas reais.