O autor Carlos Lombardi trabalhou por quase 30 anos na Globo, onde escreveu novelas como Uga Uga, Kubanakan, Bang Bang e Pé na Jaca. Ele saiu da emissora em 2010, quando não teve o seu contrato renovado.
E neste ano ele tentou voltar ao canal carioca, quando apresentou o projeto de uma série sobre um jogador de futebol em decadência que tenta voltar ao estrelato apesar da idade avançada e das polêmicas em torno da sua vida.
A ideia da série, segundo Lombardi disse ao Uol em sigilo, há alguns meses, havia sido bem recebida por Gloria Perez, que supervisionava a área de séries da emissora, mas acabou sendo rejeitada por Silvio de Abreu.
Sendo assim, a Globo devolveu o projeto ao autor, que o apresentou a outras empresas. Uma delas, estrangeira, segundo Lombardi, está avaliando a viabilidade de realizá-lo.
Mas eis que o jornal O Globo informou, nesta sexta, 04, que o canal da família Marinho fará uma novela, talvez em 2020, em que “o protagonista será um jogador de futebol de 36 anos que está tentando voltar a jogar bola”.
“Você lembra da história que te contei? Não preciso dizer mais nada”, afirmou Lombardi, ao ser procurado pelo blog de Maurício Stycer, do Uol, nesta sexta-feira. “É uma coincidência enorme”.
A REJEIÇÃO:
O autor até chegou a escrever um piloto, apresentado a Gloria Perez no final de maio do ano passado. O diretor de Teledramaturgia (Silvio de Abreu) pediu algumas modificações na trama, que foram realizadas. No final de julho, o Lombardi foi informado que a série foi rejeitada numa reunião de Silvio de Abreu com Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo.
“A razão do veto, segundo me foi informado pela Glória, é que Silvio defendeu junto ao Schroder que futebol é um assunto que não interessa às mulheres e, por isso, não serve à casa”, disse Lombardi. “Pelo visto, as mulheres mudaram muito”, ironiza Carlos.
Veja também: Éramos Seis: Tia Emília exige visita imediata das sobrinhas
Se defendendo da possível polêmica, a Globo respondeu: “Silvio nunca falou diretamente com Carlos Lombardi. Mais importante do que essa informação é a de que teremos uma novela com quatro protagonistas e um deles quer voltar a jogar futebol. E não existe em absoluto um entendimento de que mulher não gosta de futebol ou de qualquer outro esporte. É só você observar a programação da emissora como um todo e toda a diversidade que está em nosso DNA”, disse o canal, tirando o seu da reta.
Vale dizer que Lombardi e Silvio trabalharam juntos na Globo nos anos 80, em tramas de sucesso, como Jogo da Vida, Guerra dos Sexos e Vereda Tropical. Desde então, nunca mais foram vistos juntos. Lombardi, aliás, está fora do ar nas telinhas desde 2014, quando foi finalizada Pecado Mortal, novela exibida pela Record. Com informações do Uol.