Em Deus Salve o Rei, Catarina (Bruna Marquezine) ordenou que os homens de todo o reino de Artena fossem convocados para a guerra contra Montemor. Porém Virgílio (Ricardo Pereira) não quer arriscar sua vida e tenta fugir do alistamento. Ele se mistura a um grupo de mulheres e idosos que sai da cidade. Escondido sob um capuz preto, ele tenta passar pela fronteira, mas é imediatamente descoberto por um guarda.
“Você! Tire esse manto da cabeça”, ordena o guarda.
Ele resiste, mas acaba retirando o capuz, revelando-se.
O comerciante de tecidos tanta subornar o guarda, mas o rapaz é fiel a Artena e não se deixa enganar.
“Não ouviu a proclamação da princesa? Somente mulheres, idosos e crianças podem deixar a cidade. Você deve se dirigir imediatamente ao castelo e se apresentar para a guerra”, ordena o guarda.
O QUE MAIS ROLA NO CAPÍTULO DE SEGUNDA-FEIRA (05) DE ‘DEUS SALVE O REI’
Afonso confessa a Amália que não sabe quem apoiará diante da guerra entre Montemor e Artena. Virgílio tenta escapar da cidade, mas é abordado por um soldado. Demétrio não concorda com a estratégia de ataque de Catarina. Saulo e Selena acabam se acidentando na floresta. Ulisses se preocupa com ausência de Selena e Saulo, mas Romero não dá muita importância. Augusto repreende Catarina pelas decisões contra o povo de Montemor e ordena uma negociação de paz. Petrônio flagra Lucrécia disfarçada de cozinheira para ir à guerra. Afonso avisa ao irmão que ficará ao lado de Augusto. Veja também o resumo dos próximos capítulos da novela das sete da Globo.