Jesuíno (Cauã Reymond) e Açucena (Bianca Bin), enfim, terão um final feliz em Cordel Encantado. Com a morte de Timóteo (Bruno Gagliasso), os dois se casarão em Seráfia, voltarão para Borogodó e terão dois filhos.
Ao ser apresentado como o rei de Seráfia, o protagonista surpreenderá ao abdicar do trono, entregando a coroa ao rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia), que sofreu um Golpe de Estado do vilão. Augusto reassumirá o posto e terá um filho com Maria Cesária (Lucy Ramos), com o nome de Augusto Frederico.
Veja também: Diferente de Cordel Encantado, “Por Amor” deve sofrer menos cortes no “Vale A Pena Ver de Novo”
Grávida, a mocinha e o maridão voltarão para o sertão, onde resolverão renovar os votos de casamento. A princesa também ficará amiga de Dora (Nathalia Dill), com quem disputou o amor de Jesuíno durante os capítulos da novela.
Veja também: Resumo dos últimos capítulos de Cordel Encantado
A novela terminará nos tempos atuais. Em uma feira, no Rio de Janeiro, cordelistas contaram a história da novela para todos que estavam presentes. Em uma das mesas perto dali, um casal se identificou com o que ouviu, pois eles também são nordestinos e têm o mesmo nome dos protagonistas: Jesuíno e Açucena. Eles se emocionaram com o final feliz da história, querendo que o mesmo aconteça com eles.