Grande sucesso na década passada, a novela Os Mutantes está sendo reprisada mais uma vez na Record. Mas talvez ela tenha continuação num futuro. Quem deixou a possibilidade em aberto foi o próprio autor da trama, Tiago Santiago.
“Tem muita gente que me pede para voltar com as crianças, que agora são adolescentes, mostrando como é que estariam agora Vavá, Anjinha, Tati. Fazer um novo produto. Eu bem que gostaria”, disse ele ao Uol.
Ainda sobre curiosidades dos bastidores da trama, sabe-se que o canal de Edir Macedo queria Fernanda Montenegro e Marília Pêra no elenco. E as negociações até que aconteceram.
“Tivemos um almoço com a Fernanda, foi muito simpática. Não conseguimos fechar essa contratação. Tentamos também a Marília Pêra, ela nos recebeu para almoçar na casa dela. As duas foram muito queridas, mas a Globo foi mais forte, veio com propostas superiores e manteve. A Marília, inclusive, voltou ao elenco fixo da Globo nessa época”, conta Tiago.
Veja também: Verão 90: Vanessa explode de ciúmes e destrói noite de sexo de Jerônimo e Manu
Na época, especulou-se que a emissora dos bispos havia oferecido um salário em torno de R$ 1 milhão mensais, algo que Tiago refuta: “Só se estiver considerando valores anuais, não eram mensais não. Eu acho que girava em torno de R$ 150 mil na época, mas não foi suficiente”.
Na novela, Fernanda deveria ter interpretado Ana, mãe da protagonista Maria (Bianca Rinaldi), e Marília deveria viver a espevitada e trapaceira Irma Mayer.
Tiago não esconde sua frustração com alguns personagens que teve de cortar abruptamente de sua novela, em especial o casal Fredo e Marta, vividos por Petrônio Gontijo e Miriam Freeland. A Record precisou que eles fossem realocados para outra produção e ordenou que seus personagens fossem retirados da trama.
“Eram personagens fortes que tinha na segunda temporada e tive que tirar porque eles iam para outra novela. Um casal importante para mim, então foi bem difícil na época”, lamentou Tiago.
Ele também confessa que ficou triste com a saída de Preta Gil, que só participou da primeira temporada da novela como Helga, além da protagonista, vivia por Bianca Rinaldi, que engravidou na época. “Muita gente até hoje não me perdoa por causa da morte da Samira. Na época eu achei que era o caminho certo”, conta Santiago.
EFEITOS TOSCOS… (?)
“Compraram um equipamento para fazer efeitos visuais, era bem caro na época e chamava-se Inferno. Isso causou bastante comentários”, diverte-se ele, lembrando que a emissora é ligada à IURD, de Edir Macedo. “A gente tinha uma quantidade de efeitos muito grande, acho que até hoje nunca vi nada no Brasil com tantos efeitos especiais em um único episódio”, relembra ele.
“Devo confessar que os X-Men, com o Stan Lee, eram uma fonte de inspiração para mim. Mas o Stan Lee na verdade também bebia das fontes da mitologia”, conta Santiago.