Machado (Milhem Cortaz) verá sua vida mudar radicalmente da noite para o dia quando for desmascarado por Mirtes (Elizabeth Savalla) em O Sétimo Guardião. Se intitulando como a guardiã da moral e dos bons costumes da cidade, a beata revelará para todo mundo que o delegado usa calcinhas, e não cuecas, como todos os outros homens. Ela fará essa revelação porque o homem se disporá a defender a fonte secreta da cidade na frente de todos, já que os moradores tentarão invadir o casarão após a revelação de Gabriel de que existe uma fonte.
Arrasado ao ter seu segredo íntimo exposto, Machado desabafará com Rita de Cássia (Flávia Alessandra) e revelará para a esposa a existência da irmandade secreta, e também o fato de que ele é um dos guardiões da preciosidade. Depois, um novo confronto humilhante para ele. É que Nicolau (Marcelo Serrado), na tentativa de confirmar se a história de Mirtes sobre a calcinha é mesmo verdadeira, arrancará a roupa do delegado na frente de todo mundo e o fará correr só de calcinha pela cidade.
Será aí que ele se trancará na delegacia e decidirá passar a noite sozinho, impedindo a entrada da esposa. “Cássia, eu sei que você tá aí fora… Mas, por favor, não insiste! Não voltei pra casa porque preciso de um tempo sozinho. Me deixa ficar aqui até amanhã pra colocar minhas ideias no lugar. Por favor!“, dirá ele. “Tem certeza que é isso que você quer, Joubert?“, questionará ela. “Eu quero e preciso, Cássia!”, insistirá o homem.
Veja também – O Sétimo Guardião: Mirtes imita ministra Damares e expõe segredo de Machado
“Eu sou sua mulher, na saúde e na doença, na alegria e na tristeza… Lembra?”, dirá Rita de Cássia. “Nunca vou me esquecer dessas palavras, meu amor! Você é a melhor esposa que a vida podia me dar”, afirmará Machado. “E você o maior presente que Deus me deu. Por isso eu quero muito estar com você”, prosseguirá ela. “Me perdoa, Cássia! Mas é que… Nesse momento, eu preciso ficar comigo mesmo”, dirá o delegado.
“Está bem, Joubert… Eu te entendo. Mas me promete que não vai fazer nenhuma besteira?!”, questionará ela. “Pode ficar tranquila. Eu te amo muito, viu?”, prometerá Machado. Acontece que no dia seguinte a mulher levará um baque ao dar de cara com o marido morto no chão da delegacia no dia seguinte.
“O delegado está estendido no chão, morto, com um fio de sangue escorrendo da boca. Em sua camisa, altura do coração, preso com um alfinete, um papel dizendo: ‘Este é o primeiro. Faltam seis!’“, diz o roteiro da novela. “Joubert? Não!”, gritará ela.
“Olha esse bilhete aí no peito dele! Mataram meu marido! Bem que Joubert me avisou! Foram eles!”, acusará a agora viúva, se referindo à irmandade secreta. “Mataram meu marido, mataram meu marido!”, gritará ela na cena que irá ao ar em abril.
+O Sétimo Guardião: Resumo dos próximos capítulos