
Em Terra Nostra, Maria do Socorro (Débora Duarte) enfrentará um parto extremamente complicado, que a deixará entre a vida e a morte. Acreditando que não sobreviverá, a personagem se despedirá de Gumercindo (Antônio Fagundes) com suas últimas palavras antes de desfalecer. No entanto, um verdadeiro milagre acontecerá, e Maria do Socorro conseguirá se recuperar.
A princípio, Maria do Socorro já estará com a gravidez avançada e arrumará as malas para retornar à fazenda com Gumercindo. Durante o trajeto, a veterana entrará em trabalho de parto e precisará dar à luz em meio ao mato, com a ajuda de Leonora (Lu Grimaldi) e Mariana (Tânia Bondezan). Gumercindo, à distância, sofrerá ao ouvir os gritos da esposa e decidirá se aproximar dela. No entanto, tomada pela vergonha, a personagem de Débora Duarte pedirá que o marido se afaste.
Após muito esforço, a criança nascerá, e o choro ecoará pela mata. Gumercindo, por sua vez, se emocionará ao descobrir que o bebê é um menino. Logo em seguida, Maria do Socorro será levada à fazenda nos braços do marido. Debilitada, ela apresentará febre alta e ficará muito fraca em razão das dores e das complicações do parto.
Arrasado com a situação, Gumercindo permanecerá ao lado da esposa, à beira da cama. Delirando de febre, Maria do Socorro acreditará que está prestes a morrer e se despedirá do marido em uma cena comovente. “Eu estou deixando você, senhor meu marido. Eu estou indo embora, amor da minha vida. Eu estou indo embora feliz… eu deixo nos seus braços o filho que você sempre quis. Eu estou feliz, não chore por mim… Eu te dei o filho homem que você sempre quis”, dirá ela, emocionada.
Profundamente abalado, Gumercindo afirmará que não quer um filho homem se não puder ter a esposa viva ao seu lado. “Que outra maneira eu tenho de dizer que te amo, minha mulher?”, dirá ele, emocionado. Maria do Socorro o olhará com ternura e responderá, em tom sereno: “Agora posso ir”. Em seguida, ela desfalecerá, deixando o marido desesperado.
Na manhã seguinte, Maria do Socorro reagirá de forma milagrosa e abrirá os olhos. Aliviado, Gumercindo perguntará como ela está. “Voltando, meu marido”, responderá Maria, ainda fraca. Angélica (Palomma Duarte) ficará emocionada ao constatar que a febre da mãe passou. “Deus ouviu as nossas preces”, dirá Gumercindo, visivelmente aliviado.
A Edição Especial da novela Terra Nostra, escrita por Benedito Ruy Barbosa, vai ao ar de segunda a sexta, a partir das 14h45, na Globo. Leia o resumo dos próximos capítulos aqui.





