Fazer novela de época não é nada fácil, mesmo que se trate de um período da história relativamente próximo do atual, como os anos 90. A Globo, inclusive, está encontrando bastante dificuldade para encontrar objetos de época para Verão 90, trama que estreia em breve no horário das 19h.
De acordo com a jornalista Patricia Kogut, a maior dificuldade é em relação a eletrodomésticos que, por incrível que pareça, evoluíram muito de lá para cá. Como se trata de um passado recente, muitos dos itens que eles procuraram ainda não têm valor para os antiquários, de modo que foi vã a procura em lojas.
+O Sétimo Guardião: Geandro enfrenta vício das drogas para salvar Lourdes Maria
O jeito então foi a equipe recorrer a amigos e conhecidos. Em alguns casos, foram construídas réplicas. Um exemplo foi em relação aos racks para as antigas televisões de tubo, sendo que a maior dificuldade ficou por conta dos aparelhos de som.
AUTORAS REVELAM O QUE ESPERAR DA NOVELA
á estamos de cara com a novela Verão 90, que estreia no próximo dia 29, sucedendo O Tempo Não Para na faixa das 7 da Globo. E as autoras da trama resolveram falar o que o público pode esperar da trama.
“Verão 90 é uma novela que fala do Verão. Passada na década em que achamos que foi ontem, mas que na verdade foi bem distante. Não tinha celular, não tinha internet e as pessoas precisavam marcar encontros. Foi uma época em que tivemos um boom de tecnologia. É uma novela que fala dessa mudança”, contou Izabel de Oliveira ao site Gshow, da Globo.
A trama promete ter muitas situações engraçadas e autora Paula Amaral confirmou, ao site, que a novela foi realmente pensada para o horário das sete. “É uma comédia musical e romântica, a cara de trama das 19h. Ela resgata a alegria e o humor ao horário”.
E prosseguiu: “Fazemos muitas homenagens às novelas icônicas. A história começou com a época, a gente queria falar dessa época. Fomos beber dessa fonte dos anos 90 e vimos que ali tinha muita coisa e muita história boa para ser usada”, concluiu Paula.