
Em Terra Nostra, Tiziu (André Luiz Miranda) terá sua vida transformada e ficará muito feliz. Após descobrir que Damião (Gésio Amadeu) é seu pai, o garotinho será registrado em cartório e finalmente terá sua certidão de nascimento, comprovando sua existência. Tiziu será batizado como Júlio Francisco e matriculado em uma escola pública.
E tudo começará graças a Juliana (Ana Paula Arósio). Grande amiga de Damião, ela fará de tudo para que Tiziu tenha uma vida digna. A protagonista pedirá, então, a Francesco (Raul Cortez) que coloque Tiziu na escola. Marco Antônio (Marcello Antony) cuidará do assunto e conseguirá uma vaga para o garoto. O problema é que o filho de Damião não tem certidão de nascimento.
Mariana (Tânia Bondezan) lembrará ao patrão que os senhores de escravos não costumavam registrar os negros quando nasciam na senzala. Mais tarde, Marco Antônio dirá a Juliana que levará Damião ao cartório para registrar Tiziu, e que eles serão as testemunhas. A personagem de Ana Paula Arósio ficará tão feliz que dará um beijo no marido.
Francesco perguntará qual nome Tiziu receberá na certidão. Damião, por sua vez, dirá que não se lembra, já que o garoto foi separado dele logo após nascer. “Quando ele voltou para a senzala onde eu vivia, já era Tiziu, e depois sumiu de novo”, completará. O italiano sugerirá que Damião invente um nome para o menino. Maria afirmará que Tiziu é quem deve escolher.
Mais tarde, Marco Antônio trará a certidão de Tiziu e revelará o nome que o garoto escolheu: Júlio Francisco Santana. O personagem de Marcello Antony explicará à amada que o nome foi escolhido em homenagem a ela e ao seu pai. “Júlio por causa de Juliana e Francisco por causa do meu pai”, dirá.





