Nos próximos capítulos de Cabocla, uma reviravolta abala as relações entre Boanerges (Tony Ramos), Macário (Oscar Magrini) e Neco (Danton Mello). Tudo começa quando Boanerges percebe algo estranho nas cartas enviadas para Belinha (Regiane Alves). Ao investigar, o coronel descobre que as primeiras cartas foram escritas por Xexéu (Fernando Petelinkar), mas depois passaram a ser de autoria de Neco, que fingia ser Gustavo, o filho de Macário.
Quem joga a real é Emerenciana (Patrícia Pillar), explicando que Xexéu começou a farsa e Neco a continuou, tentando enganar Belinha. Ela ainda revela que Macário foi usado como carteiro na história, entregando as cartas falsas sem saber. A descoberta deixa Boanerges furioso, e a humilhação pública faz com que Macário ganhe o apelido de “Capitão Carteiro”, gerando piadas por toda a vila.
Macário, é claro, não deixa barato. Ferido no orgulho, ele se arma e sai decidido a se vingar de Xexéu e Neco. Enquanto Xexéu corre para se esconder na prefeitura, Neco tenta manter a calma e chama o delegado para evitar o pior.
Quando Macário chega à prefeitura determinado a fazer justiça com as próprias mãos, o delegado aparece a tempo de desarmá-lo e leva o capitão para a delegacia, impedindo uma tragédia.
Mesmo no meio do tumulto, Boanerges mantém sua posição firme. Ele deixa claro que não pretende interferir no conflito entre Macário, Xexéu e Neco, afirmando que o que eles fizeram é imperdoável.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.