Após 13 anos, o SBT pode colocar um ponto final nas novelas infantis que exibe no horário nobre. Com o fracasso de A Caverna Encantada, que afundou ainda mais a audiência, a emissora avalia uma mudança de rumo em sua dramaturgia.
A rede da família de Silvio Santos está avaliando os próximos passos, mas existe a ideia de deixar de produzir folhetins destinados ao público infantil. A ideia é fazer tramas adultas, mas voltadas para a família. Ou seja: sem abordar temas pesados.
Essa seria a maior mudança na dramaturgia do SBT desde 2012, quando o canal passou a apostar nesse nicho com o remake de Carrossel. Com o estouro de audiência da novela protagonizada por Larissa Manoela (Maria Joaquina) e Jean Paulo Campos (Cirilo), outras produções infantis vieram na sequência.
SBT vai acabar com as novelas infantis?
De acordo com informações do site F5, da Folha de S. Paulo, o SBT estuda acabar com a produção de novelas infantis a partir deste ano. A ideia é produzir algo do tipo comédia romântica, mas destinado à toda a família, e não com o foco em telespectadores da faixa infantojuvenil.
Nos bastidores, o entendimento da direção da emissora é de que não existe mais público que justifique o investimento em tramas desse nicho. Um dos argumentos é a audiência de A Caverna Encantada, atualmente em exibição no horário nobre do canal.
No ar desde julho do ano passado, a novela protagonizada por Mel Summers acumula 3,9 pontos de média na Grande São Paulo. É a pior audiência das novelas infantis desde que o SBT estreou Carrossel, em 2012.
Além da baixa audiência, o folhetim estaria com dificuldade para o licenciamento de produtos, algo que sempre ajudou a emissora a faturar alto.
A Caverna Encantada ainda vai ficar alguns meses no ar, mas o SBT tomará as primeiras decisões sobre a substituta já a partir de fevereiro. Isso porque, a emissora trabalha com bastante antecedência até mesmo nas gravações de suas tramas com o objetivo de diminuir os custos.
Audiência em queda
A audiência das tramas infantis vêm em queda desde Poliana Moça, aposta do SBT após o sucesso de As Aventuras de Poliana. A sequência da história não teve o mesmo sucesso que a primeira parte e terminou com apenas 6,2 pontos de média.
O canal tentou recuperar o público com outra adaptação de domínio público: A Infância de Romeu e Julieta, baseada na obra de William Shakespeare. No entanto, deu errado e afundou o ibope, com 4,3 pontos.
Após duas tramas frustradas, Íris Abravanel apostou em A Caverna Encantada para reerguer os índices, misturando elementos presentes em novelas de sucesso como Carrossel e Chiquititas. Porém, mais uma vez deu errado.
O que diz o SBT
Após a notícia de que pode acabar com as novelas destinadas ao público infantil, o SBT se pronunciou e negou. Confira a nota na íntegra a seguir.
“O SBT informa que ainda grava A Caverna Encantada e está em fase de planejamento artístico sobre as próximas atrações da grade de programação – incluindo a sua nova novela voltada à família.
Em relação ao licenciamento, o SBT possui uma ampla variedade de produtos inspirados na novela que serão lançados na Abrin 2025 ainda neste primeiro trimestre, demonstrando a força de sua teledramaturgia em múltiplas plataformas.
Lamentamos profundamente a divulgação de informações não oficiais, sem checagens, que atrapalham o desenvolvimento do ambiente de negócios na área de entretenimento no Brasil”.