Muito conhecida pela icônica vilã Perpétua da novela Tieta, atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Joana Fomm enfrenta uma série de dificuldades desde meados da década de 2000. Por falta de trabalho na televisão, a atriz chegou a pedir ajuda nas redes sociais.
Nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 14 de setembro de 1939, Joana Maria Fomm de Almeida estreou nas novelas em 1964, na extinta TV Rio. Sua chegada à Globo aconteceu três anos depois, em 1967, em O Homem Proibido, escrita pela cubana Glória Magadan.
Ao longo dos anos, a artista esteve em folhetins como Ídolo de Pano (1974) e a primeira versão de A Viagem (1975), ambas na extinta TV Tupi. Porém, ela se consagrou somente anos mais tarde, quando interpretou Yolanda Pratini, a vilã de Dancin Days (1978).
O que aconteceu com Joana Fomm, a Perpétua de Tieta?
Nos anos seguintes, Joana participou de várias novelas de destaque, como Baila Comigo (1981), Elas por Elas (1982), Roda de Fogo (1986) e Bambolê (1987), até ganhar o papel mais importante de sua carreira: a Perpétua, em Tieta.
Em seguida, esteve em tramas como Vamp (1991), Fera Ferida (1993) e As Pupilas do Senhor Reitor (1994). Antes de começar a sumir da TV, ela ainda fez Esplendor (2000), Porto dos Milagres (2001) e Bang Bang (2006), entre outras produções.
Em 2007, Joana Fomm estava cotada para interpretar a socialite falida Marion Novaes em Paraíso Tropical, mas precisou abandonar o elenco da trama antes da estreia. Na época, ela descobriu um câncer de mama, que a fez se afastar do trabalho.
O autor Gilberto Braga tentou trabalhar novamente com a atriz em Insensato Coração (2011). Porém, novamente um problema de saúde a fez deixar o elenco do folhetim antes da estreia. Dessa vez, uma doença que afeta o sistema nervoso.
O retorno de Joana aconteceu somente em Boogie Oogie (2014). Depois, esteve apenas em mais duas novelas: Malhação – Pro Dia Nascer Feliz (2016) e Apocalipse (2017), na Record — nesta última, fez somente uma participação. Na Globo, seu último trabalho foi uma participação na série Sob Pressão (2019).
Do sucesso à reclusão e a falta de emprego
Desde então, Joana está fora da televisão. Sem ter reservas financeiras, a atriz já fez vários apelos nas redes sociais implorando por emprego. “Amigos, estou precisando trabalhar. Como atriz ou jornalista. Tem horas que fica difícil ainda. Ainda não tenha encarado essa. Alguém precisa de mim“, escreveu ela em postagem no Facebook, em 2016.
Depois da pandemia, quando passou um tempo de quarentena em casa, a veterana demonstrou o desejo de voltar a trabalhar. “Sinto muita falta de trabalhar e quero poder sair de novo”, declarou ao jornal Extra, em junho de 2022.
Na ocasião, Joana contou que aguardava receber alguma quantia da Globo pelo retorno de Tieta, que havia acabo de entrar no catálogo do Globoplay. “É um momento difícil, mas não há o que fazer. Espero receber algum dinheiro da Globo por conta da reprise de Tieta e só”, afirmou.
Anos depois, a artista desabafou em entrevista. “Não consegui formar um patrimônio. Queria mais dinheiro e mais trabalho. Sinto muita falta de trabalhar, muita, muita. Gosto muito de cinema, gostaria de fazer de novo”, disse em conversa com a Folha de S. Paulo.
Aos 85 anos, Joana Fomm mora com o filho, Gabriel, no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Recentemente, além da reprise de Tieta no Vale a Pena Ver de Novo, a atriz também reapareceu na televisão na reexibição de Corpo a Corpo (1984), no Viva.