Um dos nomes consagrados da televisão, Reginaldo Faria está longe das novelas desde 2023, mas afirma que não largou o trabalho e quer continuar atuando. Aos 87 anos, o ator pode ser visto atualmente com o personagem Ascânio na reprise de Tieta, no Vale a Pena Ver de Novo.
Com mais de 70 anos de carreira, o veterano viu os trabalhos na televisão diminuirem nos últimos anos. Também no ar na reprise de Cabocla, ela tem Espelho da Vida (2018), encerrada há quase seis anos, como a última novela em que teve um papel fixo.
Desde então, Faria vem aparecendo somente em participações, como aconteceu em Um Lugar ao Sol (2022), Fuzuê (2023) e no remake de Elas por Elas (2023).
O que aconteceu com Reginaldo Faria?
Depois de estrear na televisão em 1965, Reginaldo Faria integrou o elenco de tramas como Dancin’ Days (1978), Elas por Elas (1982), Ti Ti Ti (1985) e Vale Tudo (1988). Em 1989, esteve em Tieta, em que interpretou Ascânio, um homem determinado a mudar o destino de Santana do Agreste.
Também marcou presença em A Próxima Vítima (1995), Força de Um Desejo (1999) e O Clone (2001), Cabocla (2004), Sinhá Moça (2006), Paraíso (2009), Amor Eterno Amor (2012), Totalmente Demais (2015) e Pega Pega (2017), entre outras produções.
Depois que esteve em Espelho da Vida, passou a fazer apenas participações nas novelas após a retomada da dramaturgia da Globo depois da pandemia de covid-19.
Por onde anda Reginaldo Faria, o Ascânio de Tieta?
Em 2023, Faria fez sua última aparição nas novelas até o momento no remake de Elas por Elas, quando reviveu André Spina/Jacques Leclair. Ele reapareceu interpretando o personagem que deu vida na primeira versão de Ti Ti Ti (1985) como uma forma de homenagem ao autor Cassiano Gabus Mendes, novelista que escreveu as duas obras.
Quando fez Tieta, novela que está em reprise atualmente, o ator era considerado um galã, mas afirmou rejeitar esse título. “Essa palavra galã nunca foi bem digerida por mim. Sempre acreditei que sou ator e creio que foi por isso que cheguei até aqui com meus trabalhos”, declarou em conversa com o Gshow.
O veterano ainda disse que sente saudades dos trabalhos do passado. “Rever em um trabalho de 35 anos atrás é curioso, tanto quanto olhar fotografias de diversas épocas. Sempre tem uma memória que ficou, que marcou. Eu só revisava meus trabalhos no instante em que iam sendo realizados. Agora fico com a saudade!”, confessou.
Fora das novelas, Reginaldo Faria mostra seu dia dia no perfil que mantém no Instagram, rede social em que tem mais de 180 mil seguidores. Em sua página pessoal, ele costuma compartilhar momentos com a família e os amigos.
Apesar da idade, o ator quer voltar a trabalhar. “Quero continuar trabalhando, continuar em movimento”, afirmou ele, que é pai dos atores Marcelo Faria e Carlos André Faria, além do diretor Regis Faria. Mesmo com o afastamento das telinhas, tudo indica que ele mantém contrato com a Globo, já que apareceu na vinheta de fim de ano da emissora em 2024.