Em Cabocla, novela em reprise na Globo, Bina (Jussara Freire) passará dos limites ao queimar a carta que Luís (Daniel de Oliveira) enviou para Zuca (Vanessa Giácomo), na qual ele falava sobre seu estado de saúde e o tratamento no Rio de Janeiro. Intrometida, Bina decidirá que é melhor a filha esquecer o doutorzinho para evitar mais sofrimento.
A princípio, Zé (Otávio Augusto) decidirá não contar sobre a carta para Zuca e entregará a correspondência diretamente a Bina. “Eu estou fazendo isso pelo bem da nossa filha. Mesmo que o doutor Luís não morra agora ou morra já, ele vai ser sempre um moço doente, nunca vai ter saúde”, justificará ela. Zé, porém, rebaterá a esposa: “Ela ainda ama ele, está sofrendo por causa dele (…) Quando eu cheguei da estação com essas cartas nas mãos, os olhinhos dela brilhavam, faiscavam de esperança de que fosse algo para ela”.
Mesmo assim, Bina permanecerá firme em sua decisão, afirmando que seu coração de mãe lhe diz que está certa. Em seguida, ela aproximará a carta do fogo. “Eu não quero nem olhar”, dirá Zé, com o peso da consciência. Enquanto isso, a correspondência será consumida pelas chamas, transformando-se em pó. Sem saber da verdade, Zuca acreditará que Luís a esqueceu e que não voltará mais.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.