Em reprise na faixa Edição Especial, Cabocla (2004) conta com cenas que sofreram com a Censura Federal em sua primeira versão, nos anos 1970. Na época de produção da trama original, o Brasil passava pelo período da Ditadura Militar (1964-1985) e a novela passou por cortes.
Baseada na obra homônima de Ribeiro Couto, a trama reprisada nas tardes da Globo atualmente é um remake do folhetim produzido pela Globo em 1979, que também foi escrito por Benedito Ruy Barbosa.
A novela original, no entanto, sofreu com as rígidas regras da censura, que impediu a abordagem de alguns temas. Até mesmo uma cena em que Zuca (Gloria Pires) e Luís Jerônimo (Fábio Jr.) apenas conversam acabou sendo cortada.
Trama censurada
Em Cabocla, o autor Benedito Ruy Barbosa tratou de conflitos políticos por meio dos coronéis Boanerges (Cláudio Corrêa e Castro/Tony Ramos) e Justino (Gilberto Marinho/Mauro Mendonça). Além disso, também abordou disputa de terras.
Benedito, que assinou a novela em 1979, deixou essa missão nas mãos das filhas Edmara e Edilene Barbosa, em 2004. As duas, então, incluíram a parte da disputa de terras no remake, já que na versão original essa parte sofreu veto da censura.
“Vamos ainda mexer mais nas questões políticas que envolvem disputas por terras, que, no original, não podiam ser tão retratadas por causa da censura. Mostraremos bem a disputa entre os coronéis, e entre as classes mais pobres”, disse Edmara antes da estreia do folhetim, em 2004.
O novelista também criticou a situação vivida na década de 70. “Vamos mexer bem nesta questão política, o que na época não foi possível. A censura era imbecil demais”, declarou Benedito.
Cena censurada ganhou versão no remake
Uma cena entre entre Zuca e Luís Jerônimo também sofreu com a censura e o folhetim precisou passar por alteração às pressas. A Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) não autorizou a exibição de uma cena em que os dois — ainda solteiros — aparecem no quarto conversando sozinhos.
A nova versão da trama possibilitou a exibição da cena, que foi até mais ousada e contou com beijo entre Zuca (Vanessa Giácomo) e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira).
No ar desde agosto na faixa Edição Especial, a reprise de Cabocla chegará ao fim em fevereiro. Conforme antecipamos, a Globo já definiu a data do último capítulo e a estreia da substituta.