Fiasco de audiência, Mania de Você virou alvo de outro problema na Globo. Telespectadores de São Paulo fizeram uma denúncia ao Ministério da Justiça e a novela entrou na mira do Governo, que avaliará a obra e poderá mudar a classificação indicativa, vetando a trama para um público ainda maior.
O argumento é de que o folhetim apresenta “linguagem imprópria, nudez e cenas de violência”, de acordo com informações do site F5, da Folha de S. Paulo. A partir disso, a pasta fará uma avaliação da novela para verificar se as denúncias procedem.
No ar desde setembro do ano passado, Mania de Você atualmente tem classificação indicativa de 14 anos — a mesma de quando estreou.
Denúncia pode aumentar veto
O novo problema em torno da novela das nove começou quando dois telespectadores de São Paulo denunciaram a trama para o Ministério da Justiça pedindo a mudança na classificação indicativa da obra. Eles alegaram que a história contém cenas que extrapolam a classificação de 14 anos.
Após receber o alerta, a Coordenação de Política de Classificação Indicativa (Cocind), passou a fazer o monitoramento do folhetim das 21h. Caso os fatos da denúncia sejam comprovados, Mania de Você pode ser reclassificada como “não recomendada para menores de 16 anos”.
O que pode acontecer com Mania de Você?
No entanto, se isso acontecer, pouca coisa mudará. O Ministério da Justiça mandará a Globo mudar o selo da classificação indicativa, indicando que a trama não é recomendada para menores de 16 anos.
O Governo ainda recomendará a exibição da novela somente após às 22h, mas isso não alterará nada, já que não existe uma obrigação da emissora desde que caiu a vinculação horária da classificação indicativa.
Recentemente, a Globo enfrentou o mesmo problema com a reprise de Cabocla. Após avaliação da pasta, a novela passou a ser vetada para menores de 14 anos. A emissora até recorreu, mas o MJ manteve a proibição.