Em Cabocla, Boanerges (Tony Ramos) sofrerá um duro golpe ao ser derrotado por Neco (Danton Mello) nas eleições para prefeito de Vila da Mata. Frustrado com o resultado, o coronel confrontará Nastácio (Cosme dos Santos) sobre seu voto. O empregado, tentando agradar, mentirá dizendo que votou no patrão, mas não convencerá o marido de Emerenciana (Patrícia Pillar), que, furioso, decidirá expulsá-lo da fazenda.
A princípio, Boanerges estará desabafando com Emerenciana sobre sua derrota, lamentando ter sido traído pelo povo, que escolheu Neco como prefeito. Nesse momento, Nastácio passará pelo local e será imediatamente interrogado pelo veterano. “Quem foi que você votou? Anda! Me diz logo em quem que você votou”, ordenará. Nastácio, tremendo, falará que votou em Boanerges, que não acreditará. “Votei no senhor, em quem mais que ia votar”, falará.
Boanerges, por sua vez, desmascarará Nastácio: “Além de traidor, ainda é mentiroso! Você é um mentiroso, Nastácio. Pegue suas coisas e suma da minha fazenda. Some daqui!”, gritará o personagem de Tony Ramos. Emerenciana tentará intervir, repreendendo o marido, mas Boanerges rebaterá aos gritos: “Você não se meta, Emerenciana! Eu sei muito bem o que estou fazendo”.
Nastácio ficará incrédulo e imóvel, mas Boanerges insistirá, sem paciência: “Pegue suas coisas e suma daqui da fazenda, seu traidor. Eu não quero saber de traidor ao meu lado!”, ordenará o fazendeiro com firmeza. Emerenciana, indignada, tentará impedir a expulsão de Nastácio, lembrando ao marido que o empregado cresceu e se criou na fazenda. No entanto, Boanerges encerrará a discussão de forma categórica: “Mentiroso comigo não tem vez!”.