A Globo fará uma nova mudança que mexerá com o horário da reprise de Cabocla aos sábados. Por causa do futebol, que terá suas transmissões iniciadas neste sábado (11) com os campeonatos estaduais, a emissora vai mexer em sua grade.
A vítima da vez será a novela da faixa Edição Especial, que irá ao ar mais cedo em alguns estados e terá uma exibição ainda mais curta. Essa mudança será feita para acomodar a programação local das afiliadas e o Caldeirão com Mion.
O que acontece
A partir deste sábado, a Globo passará a transmitir vários campeonatos estaduais pelo país. Um deles é o Campeonato Carioca, que fará o Caldeirão com Mion ser exibido mais cedo em vários estados. No Rio de Janeiro, o programa comandado por Marcos Mion ocupará a faixa destinada à Sessão de Sábado e não alterará a exibição de Cabocla.
No entanto, em alguns estados, a grade vespertina sofrerá alteração por conta da exibição de programas locais. Como essas atrações não deixarão de ir ao ar nos meses em que os estaduais terão transmissão, a Globo precisou fazer um ajuste.
Em estados como o Pará, por exemplo, Cabocla irá ao ar cinco minutos mais cedo aos sábados, entrando no ar às 14h05. Além disso, a novela perderá cinco minutos de duração nesse dia da semana, ficando apenas vinte minutos no ar.
Exibição controversa
A exibição das tramas da faixa Edição Especial aos sábados teve início com a reprise de Cheias de Charme (2012), em março do ano passado. A decisão da Globo, porém, gerou críticas por parte de alguns telespectadores.
Apesar do capítulo do fim de semana ser o que registra os menores índices desde então, a emissora resolveu manter Cabocla também com exibição nesse dia da semana. Agora, deu mais uma prova de que não voltará atrás ao manter a novela no ar aos sábados mesmo num cenário em que a grade está apertada.