Internado desde o último dia 20 por conta de um agravamento de um câncer de próstata, o ator Ney Latorraca não resistiu as complicações da doença e acabou falecendo nesta quinta-feira (26), aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava em observação na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul da cidade, onde nos deixou em decorrência de uma sepse pulmonar, assim como informa o site G1.
Vale ressaltar que o veterano nasceu em 25 de julho de 1944, em Santos, São Paulo, e começou na carreira de ator aos 19 anos, quando foi aprovado em seu primeiro teste para fazer Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado. Porém, Ney abandonou por um tempo sua carreira de ator e deu prosseguimento a profissões mais tradicionais em prol de seu sustento.
Depois, ele retornou à profissão e chegou a se destacar na TV Tupi, TV Cultura e TV Record, além da Globo, onde fez sua estreia na novela Escalada, em 1975. No mais, Latorraca também fez 17 novelas, seis minisséries e mais de uma dezena de seriados e especiais, incluindo um musical e um humorístico, na própria emissora carioca.
“Ele (Ney menino) apostou e deu certo. Valeu a pena ter feito tudo isso com a maneira de ser como profissional. Sou um apaixonado pelo que faço no cinema, no teatro e na televisão. Tenho orgulho de ter sido um ótimo filho, um bom amigo e um bom ator. Mas ator só acaba quando morre, né?”, disse o artista, em entrevista concedida ao Gshow no dia de seu aniversário de 80 anos.
Mensagens de carinho
No Instagram, alguns famosos escreveram mensagens de despedida e agradecimento a Ney Latorraca, dentre eles o autor Walcyr Carrasco, a apresentadora Ana Maria Braga e o ator Ary Fontoura. “LUTO! Ney Latorraca, sua partida representa uma perda irreparável para a cultura nacional. Que sua arte continue a inspirar e que sua memória seja eternizada em nossos corações. Meus sentimentos à família, amigos e admiradores. Descanse em paz, Ney!”, declarou Carrasco.
“Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Sua partida deixa uma lacuna imensurável na cultura brasileira. Ney encantou gerações com seu talento e carisma, tornando-se um ícone inesquecível das artes cênicas. Seu legado artístico permanecerá vivo em nossos corações e memórias. Nossos sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores”, disse Ana Maria. “Que tristeza saber da sua morte, meu amigo Ney Latorraca. Descanse em paz!”, lamentou Ary.