A Globo arremessou Tieta numa “fogueira” com a estreia da reprise em pleno fim de ano. No entanto, a reprise da trama de 1989 no Vale a Pena Ver de Novo conseguiu reagir bem à situação difícil e vem surpreendendo com mais audiência que o início de Alma Gêmea.
Com o sucesso do folhetim de Walcyr Carrasco, a emissora carioca resolveu espichar a saga de Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) até onde deu. Além da alta audiência, a demora para colocar um ponto final na reexibição da obra foi a indecisão quanto à substituta.
A Globo cogitou vários títulos, mas acabou escolhendo Tieta, abrindo as comemorações de seus 60 anos, que vão acontecer em 2025. No entanto, a rede acabou deixando a reprise é uma situação bastante complicada.
Globo colocou Tieta em situação delicada
A emissora estreou a trama protagonizada por Betty Faria — que interpreta a personagem-título — em pleno mês de dezembro, época em que os canais evitam estreias por conta da queda no número de televisores ligados.
Como é um mês de festas de fim de ano, esse período tem menos audiência. Apesar disso, a Globo decidiu arriscar e colocou Tieta no ar mesmo sabendo do risco de ter uma grande queda de ibope.
Reprise superou antecessora
A aposta da emissora deu certo, pelo menos até o momentos. Em três semanas no ar, Tieta acumula média de 15,3 pontos. O índice ainda é tímido, contando que recebeu em alta da antecessora. No entanto, é um bom desempenho para um fim de ano.
Mesmo jogada no fim de ano, o folhetim de 1989 superou a audiência de Alma Gêmea no mesmo período. Em suas três primeiras semanas no ar, a novela escrita por Walcyr Carrasco registrou 14,3 pontos de média.
Além disso, Tieta também superou Paraíso Tropical (2007), que viveu situação parecida no ano passado. A trama de Olavo (Wagner Moura) e Bebel (Camila Pitanga), que estreou no fim de novembro de 2023, amargou 11,7 pontos de média em suas três semanas iniciais.
No entanto, Tieta ainda tem uma difícil missão pela frente: alcançar a média geral de Alma Gêmea, que foi de 16,6 pontos. Para isso, a novela ainda tem longos meses pela frente.