Um dos maiores fenômenos da dramaturgia da Globo, Tieta deu a maior dor de cabeça nos bastidores da emissora. A produção da novela em 1989 aconteceu às pressas após uma ordem de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que promoveu uma mudança de última hora.
Na época, estava tudo acertado para que Barriga de Aluguel ocupasse a faixa das 20h como substituta de O Salvador da Pátria (1989). A trama de Gloria Perez, inclusive, já estava com sua produção a todo o vapor.
Porém, Boni mudou de ideia em cima da hora e ordenou que Tieta fosse a substituta de O Salvador da Pátria. Barriga de Aluguel, então, acabou sendo remanejada para o horário das seis, enquanto a produção da nova trama correu contra o tempo para colocá-la no ar.
Ordem de Boni mudou o rumo de Tieta
Em março de 1989, uma reportagem do Jornal do Brasil informou que a Globo planejava uma versão do livro de Jorge Amado, mas não especificou o formato. Na ocasião, havia a ideia de produzir uma minissérie sobre Tieta.
No entanto, em junho de 1989, uma publicação da Folha de S.Paulo informou de que a obra inspirada no romance de Jorge Amado seria a próxima novela das oito. Naquele momento, Barriga de Aluguel estava em plena produção para ocupar o lugar de O Salvador da Pátria na faixa das 20h.
Mas uma decisão de Boni mudou tudo. O então vice-presidente de operações do canal carioca mandou parar os trabalhos e determinou a suspensão da novela de Gloria Perez até segunda ordem. Após a mudança de planos, ele reprogramou Barriga de Aluguel para a faixa das 18h.
“O estilo folhetinesco da novela foi o motivo alegado pelo vice-presidente para a suspensão. A rede planeja abolir os excessos dramáticos do horário”, explicou a reportagem da Folha de S. Paulo naquela época.
Mudança causou correria na Globo
A mudança de Boni na última hora provocou a maior correria nos bastidores da Globo. De acordo com o site Memória Globo, o diretor Reynaldo Boury (1932-2022) revelou que a produção de Tieta começou a apenas 40 dias da estreia da novela.
Com isso, a equipe da novela teve que correr contra o tempo para produzir tudo a tempo da estreia da trama, que entrou no ar em 14 de agosto de 1989. A decisão inesperada de Boni, inclusive, foi o que causou a demora na entrada de Betty Faria em Tieta. Isso porque, ela saiu de O Salvador da Pátria diretamente para viver a protagonista.