Em Cabocla, a saúde de Luís (Daniel de Oliveira) piora, e ele decide viajar para o Rio de Janeiro para fazer novos exames. No entanto, ao chegar à cidade, ele descobre que Joaquim (Reginaldo Faria) enviou um telegrama falso para a Vila da Mata, dizendo que Luís havia viajado para a Suíça e ficaria lá por seis meses para se recuperar. Indignado com a mentira, Luís resolve voltar imediatamente para o vilarejo.
Ao saber do retorno do advogado, Pequetita (Mareliz Rodrigues) repreende Joaquim, que admite ter perdido a paciência e agido por impulso. Ele explica que não aguentava ver o filho tão envolvido com Zuca (Vanessa Giácomo) e negligenciando sua saúde. Joaquim lamenta a sensação de ter perdido o filho.
Ao chegar à pensão, Zuca fica emocionada ao vê-lo de volta e revela que quase morreu de tristeza quando soube que ele teria ido para a Suíça e não voltaria mais. Luís, por sua vez, desabafa sobre a briga com seu pai por causa do telegrama falso.
A volta de Luís também ajuda a esclarecer os boatos que surgiram na Vila da Mata, onde ele é acusado de estar envolvido na emboscada contra Neco (Danton Mello) e Tobias (Malvino Salvador). Sua partida para o Rio de Janeiro coincidiu com o atentado, o que fez com que ele fosse visto como suspeito, junto com Boanerges (Tony Ramos).
Zé (Otávio Augusto), preocupado com os rumores, avisa Luís sobre as desconfianças do povo sobre ele, mas o advogado se compromete a esclarecer a situação e limpar seu nome, mostrando que está disposto a desmentir todos os boatos.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.