Ana Beatriz Nogueira surpreendeu todos ao anunciar que deixou o elenco de Mania de Você. A atriz, que interpreta a personagem Moema, saiu da novela das nove pela metade por causa de problema de saúde. Num passado nem tão distante, outros atores passaram pelo mesmo problema.
Com esclerose múltipla, a veterana ficou com a saúda fragilizada nos últimos anos. Apesar disso, nunca deixou de trabalhar. No entanto, a situação se complicou durante as gravações de Mania de Você por conta do clima e a atriz anunciou nesta semana que deixou a trama.
Por causa da decisão, o autor João Emanuel Carneiro mudou os rumos da história e Moema irá morrer nos próximos capítulos para justificar o sumiço da atriz. Anos atrás, outros artistas enfrentaram problemas durante novelas da Globo e também precisaram abandonar os trabalhos pela metade. Pensando nisso, relembramos alguns casos.
Drica Moraes
Um dos casos que mais repercutiu é o que aconteceu com Drica Moraes. Ela interpretava a vilã Cora, uma das personagens mais importantes de Império (2014), quando precisou sair da novela por causa de problemas de saúde.
“Na época, eu fiquei despedaçada porque foi um papel muito importante. Eu tinha tesão em fazer! Cora me demandava demais física e emocionalmente. Fui ao Projac, mas não tinha voz. Eu já vinha há um tempo com gastrite, depois labirintite. O excesso de horas trabalhadas me gerou uma baixa imunidade”, contou ela em entrevista ao jornal Extra, em 2021.
“Não tinha nada mais a ver com a doença grave que eu tinha tido quatro anos antes, porém eu ainda não estava com essa capacidade de encarar tantas horas de trabalho por tantos meses. Eu até fui à cena em que ela e o Comendador (Alexandre Nero) vão ao hotel, mas eu não tinha um fiapo de voz e havia seis páginas de texto para falar. Então, o autor tomou essa decisão. Eu levei um susto na hora, mas, foi o que tinha que ser feito e eu acatei”, disse.
Na época, o autor Aguinaldo Silva tomou uma decisão arriscada para a personagem continuar na novela: ele promoveu uma troca de atrizes e Cora voltou a ser interpretada por Marjorie Estiano, que já tinha vivido a megera na primeira fase da trama.
Bruna Hamú
Em A Lei do Amor (2016), Bruna Hamú precisou sair da novela, mas por um bom motivo. Ela interpretava a personagem Camila quando descobriu que estava grávida do primeiro filho. Por conta disso, deixou a trama pela metade.
Ao deixar o folhetim das 21h, a atriz contou como se sentiu. “É uma mistura de sentimentos, você fica com a saudade das pessoas que você conviveu tanto tempo, a emoção de estar deixando por um motivo tão especial e a ansiedade do que vem pela frente”, declarou em entrevista ao Vídeo Show, em janeiro de 2017.
Para justificar a saída da personagem da história, os autores Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari alteraram o destino da jovem e ela fez uma viagem para a Nova Zelândia sem retorno.
Tarcísio Meira
Aos 82 anos, Tarcísio Meira se afastou da novela Orgulho e Paixão em 2018 depois de ficar com a saúde debilitada por causa de uma infecção pulmonar. Com isso, seu personagem, o Lorde Williamson, saiu da trama no capítulo de 19 de maio daquele ano, quase quatro meses antes do previsto.
Em sua última cena, o personagem embarcou de volta para a Inglaterra para explicar o sumiço. O motivo de sua saída do folhetim, no entanto, só veio à tona em julho. Essa foi a última novela do veterano, que morreu em 2021.
Como o personagem de Tarcísio era importante na trama, os autores escalaram uma vilã para entrar na história. Lady Margareth, interpretada por Natália do Valle, surgiu na trama em 26 de junho. Irmã do Lorde Williamson, ela chegou com a missão de atormentar os mocinhos no lugar dele.
Humberto Martins
Em 2019, Humberto Martins abandonou Verão 90 bem antes do fim. Na época, surgiu a informação de que o ator estava insatisfeito com a novela e teria afirmado a amigos que estava cansado — a Globo negou.
Com a decisão, seu personagem Herculano resolveu tentar a sorte em Hollywood para realizar seu sonho de ser cineasta. Essa foi a justificativa para o sumiço dele na trama.