A reprise de Tieta no Vale a Pena Ver de Novo ficará sem abertura. Apesar de prometer a exibição da vinheta, a Globo não cumpriu o que prometeu e passou a levar ao ar os créditos no encerramento da trama desde a última segunda-feira (16).
Desde que a novela protagonizada por Betty Faria voltou ao ar, muito se comentou a respeito da abertura do folhetim. Isso porque, mostra cenas de nudez estreladas pela atriz e modelo Isadora Ribeiro.
Como a Globo já havia mexido na vinheta na reprise de 1994 para cobrir as cenas consideradas impróprias para a faixa vespertina, o público ficou curioso para ver como ficaria nessa nova exibição da trama.
O que aconteceu
Durante a primeira semana da reprise, a Globo não levou ao ar a abertura, mas havia a justificativa de que não havia tempo para a exibição, já que a novela estava dividindo a faixa do Vale a Pena Ver de Novo com os últimos capítulos de Alma Gêmea. Por conta disso, como já é de praxe, a emissora corta as vinhetas.
Na ocasião, a Globo prometeu à colunista Anna Luiza Santiago, do jornal O Globo, que a exibição da abertura de Tieta aconteceria a partir da segunda semana. No entanto, isso não aconteceu.
Reprise de Tieta fica sem abertura
A partir daí, ficou a curiosidade do público em torno do assunto, mas a emissora não se manifestou. A Globo só se movimentou nos últimos dias, após uma cobrança do Sindicato de Atores e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ) para que o canal creditasse os atores que fizeram parte da trama.
A emissora, então, colocou no ar os créditos com o elenco, os autores e diretores. Porém, fez isso na vinheta de encerramento, de maneira bem rápida com todos os nomes aparecendo de uma vez só.
A Globo já havia decidido que a abertura da novela passaria por alterações, assim como em 1994, por conta da exibição no Vale a Pena Ver de Novo. Pela lei, o canal não tem nenhuma obrigação de cortar as cenas de nudez. No entanto, faz isso por uma política interna de não exibir cenas consideradas pesadas no horário da tarde.
Porém, isso nunca se cumpriu e, ao que tudo indica, a reprise ficará sem abertura.