Em Cabocla, o coronel Boanerges (Tony Ramos) finalmente vai aceitar o namoro de sua filha, Belinha (Regiane Alves), com Neco (Danton Mello). Mais do que isso, ele estará disposto a dar sua bênção para o casamento dos dois. Mas esse desfecho feliz não virá sem momentos de tensão, já que Boanerges também tomará uma atitude surpreendente ao propor uma trégua ao seu maior rival, Justino (Mauro Mendonça).
Essa mudança de postura de Boanerges será fruto direto da influência de Emerenciana (Patrícia Pillar), sempre sábia em apaziguar os conflitos da família. Com seu jeito conciliador, ela convencerá o marido de que não faz mais sentido manter a rivalidade com Justino. Afinal, Justino saiu da política, e Neco desistiu da disputa pela prefeitura, eliminando as principais razões para o embate entre as duas famílias.
Emerenciana ainda fará Boanerges refletir sobre a felicidade de Belinha e enxergar o caráter de Neco como um homem honesto e digno. Mesmo relutante, o coronel acabará cedendo. Ele permitirá que Belinha e Neco vivam o romance em paz e tomará uma decisão inesperada: visitar Justino em um gesto de reconciliação.
O encontro entre Boanerges e Justino será carregado de tensão e provocações sutis. Apesar de tentarem manter a cordialidade, não conseguirão evitar trocas de alfinetadas e momentos de desconforto. A conversa, inicialmente travada, simbolizará um grande passo em direção à paz, ainda que os dois mostrem resistência em baixar completamente a guarda.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Mesmo deixando a casa de Justino com dúvidas sobre sua escolha, Boanerges não desistirá de acabar com a rivalidade. Porém, fará uma exigência: para que o casamento de Neco e Belinha aconteça, Justino precisará dar o próximo passo e retribuir a visita, indo até a casa dos rivais.