Após ter se envolvido em um triângulo amoroso cheio de conflitos, separações e reencontros, Ascânio (Reginaldo Faria) conseguirá ter um final feliz ao lado do grande amor da sua vida na reprise de Tieta, no Vale a Pena Ver de Novo. Depois de um relacionamento conturbado com Leonora (Lídia Brondi), o veterano reencontrará Helena (Françoise Forton) e, com isso, acabará se reconciliando com ela nos últimos capítulos.
Caracterizado por ser um homem íntegro, educado e idealista, pelo fato de sonhar em modernizar a fictícia Santana do Agreste, o personagem de Reginaldo Faria também enfrentava dilemas morais e conflitos entre seus sentimentos e suas convicções, embora fosse uma pessoa que tem uma postura honrada. Já Helena era uma mulher considerada elegante, educada e de espírito livre.
Na ocasião, ela ganhava destaque na cidade em razão de sua visão moderna e atitudes independentes, afinal eram isso que a colocavam em contraste com a mentalidade conservadora da cidade. Vale ressaltar que, desde o início, Helena e Ascânio tiveram uma conexão muito forte um com o outro, mas os desencontros e as circunstâncias os afastam durante boa parte da trama.
No entanto, antes de Helena, Ascânio se relacionou intensamente com Leonora, uma moça considerada misteriosa. Mesmo apaixonados, a união dos dois vai se desfazer por conta do passado dela vir à tona. Para quem não sabe, Leonora foi garota de programa. Diante disso, o homem não verá outra alternativa a não ser romper com ela.
Em contrapartida, Helena se mostrará bastante decepcionada com os conflitos e a hipocrisia de Santana do Agreste e, dessa forma, decidirá ir embora. Sendo assim, Ascânio ficará dividido, mas, no final das contas, ele se tocará que quer é Helena perto dele. Só para se ter uma ideia, ele chegará a reencontrá-la antes da partida dela em definitivo. Resultado disso: ambos se reconciliarão e viverão felizes para sempre longe do lugar.