Em Cabocla, Zuca (Vanessa Giácomo) se vê em uma situação desesperadora ao perder completamente a vontade de viver. Embora sua doença tenha sido diagnosticada no início e possa ser tratada com facilidade, a jovem cabocla se entrega à tristeza, vendo sua saúde piorar rapidamente.
A razão para sua falta de ânimo é a perda de Luís (Daniel de Oliveira), o grande amor da sua vida, que precisa deixar a Vila da Mata para tratar da tuberculose, afastando-se de Zuca.
Para piorar, Zuca começa a acreditar que Luís está à beira da morte, tudo baseado em uma mentira criada por Bina (Jussara Freire). Mesmo querendo proteger a filha, Bina acaba piorando a situação ao decidir queimar as cartas de Luís e inventar uma história de que Joaquim (Reginaldo Faria) teria dito que o rapaz estava morrendo. Essa mentira acaba devastando ainda mais o emocional de Zuca, que já sofria com a distância de Luís.
A saúde de Zuca piora cada vez mais, e, em um momento de desespero, Bina percebe o grande erro que cometeu. Ela entende que a única chance de Zuca sobreviver é trazer Luís de volta.
Consumida pela culpa, Bina implora a Emerenciana (Patrícia Pillar) para encontrar uma maneira de entrar em contato com Luís e trazê-lo de volta à Vila da Mata. Esse é o último esforço da mãe para salvar sua filha, que estará à beira da morte.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.