Responsável pelo icônico bordão “Osvaldo, não fale assim com a mamãe”, a atriz Neusa Maria Faro, que interpretou a inesquecível Divina em Alma Gêmea nos deixou no ano passado. Anos antes de morrer, ela chegou a lagar uma novela da Globo após o início das gravações por causa de problemas de saúde.
A veterana, que se destacou na novela das seis de Walcyr Carrasco, já tinha trinta anos de carreira quando interpretou a personagem que a faz ser lembrada até hoje. Neusa iniciou a carreira na televisão em 1974, no programa Teleteatro, do SBT.
A estreia nas novelas veio somente vinte anos depois, em A Idade da Loba (1995), na Band. Depois, fez tramas do SBT como Chiquititas (1997), Fascinação (1998), Amor e Ódio (2001) e Seus Olhos (2004). O primeiro papel na Globo foi com uma participação em Torre de Babel (1998), mas a estreia na emissora com um personagem fixo veio somente com Alma Gêmea (2005).
O que aconteceu com Neusa Maria Faro, a Divina de Alma Gêmea?
Depois do sucesso como Divina na trama das 18h, Neusa seguiu até o fim da carreira na Globo. Seus papéis, no entanto, foram praticamente todos em novelas de Walcyr Carrasco, seu principal parceiro de trabalho.
Além de Alma Gêmea, a atriz esteve no elenco de outras quatro novelas do autor na Globo, todas em sequência: Caras & Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Gabriela (2012) e Amor à Vida (2013). A única exceção foram algumas participações em novelas de outros autores e o papel em O Profeta (2006) — o remake, no entanto, teve Carrasco como supervisor.
Saiu de novela e se afastou da TV
Após a parceria que começou ainda em Fascinação (SBT) e ganhou força em Alma Gêmea, Neusa Maria Faro ia para a sétima novela em parceria com Walcyr Carrasco quando aceitou entrar para o elenco de Eta Mundo Bom, em 2016. Ela até chegou a começar a gravar a novela, mas precisou deixar o projeto logo após o início dos trabalhos.
Na trama, a artista interpretaria a atriz de radionovelas Olimpía Castelar. No entanto, ela precisou deixar a novela por conta de um problema de saúde que teve ainda antes do início do trabalho. Rosane Gofman entrou no folhetim como sua substituta.
“Era pra eu ter feito [a novela], mas aí deu problema, né? Eu ia fazer outro papel, mas aí eu fiquei doentinha, e quando eu fui falar pra produção que tinha sarado, eles já tinham chamado outra atriz. Tudo bem, né? As coisas são assim mesmo, mas eu queria ter feito porque a novela foi bárbara, linda”, lamentou em entrevista à atriz Maria Zilda, em 2020.
Porém, a equipe de Eta Mundo Bom decidiu manter no primeiro capítulo uma pequena cena gravada por Neusa. Foi uma forma de fazer uma homenagem à atriz, naquela que acabou sendo sua última novela.
Atriz morreu sem voltar às novelas
A partir daí, a veterana não voltou mais para a televisão. Nos anos seguintes, fez trabalhos no teatro e no cinema, onde esteve no elenco do filme O Segredo de Davi (2018).
Neusa Maria Faro morreu no dia 7 de julho de 2023, aos 78 anos. Ela estava internada em um hospital da cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, onde passava por tratamento contra uma trombose.