Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) finalmente colocarão fim à rixa que existe entre eles na reta final da Edição Especial de Cabocla. Após passarem a novela toda brigando, os dois acabarão se tornando aliados políticos nos últimos capítulos da trama de Benedito Rui Barbosa. E um dos motivos que os levarão a fazer isso será por conta do romance que acontecerá entre Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Mello).
Porém, será Emerenciana (Patrícia Pillar) que se responsabilizará por instaurar a paz entre as famílias rivais. Só para se ter uma ideia, a loira tratará de convencer o marido de que não há lógica alguma nessa guerra, pois, a essa altura, o personagem de Danton Mello já terá desistido de concorrer com o sogro a disputa pela prefeitura de Vila da Mata.
Por outro lado, o personagem de Mauro Mendonça terá largado de vez a política, afinal ele se apaixonará por Pepa (Elena Toledo) e se mostrará disposto a engatar um relacionamento com a espanhola, a ponto de até mesmo querer se casar com ela em breve. Sendo assim, o personagem de Tony Ramos se convencerá a deixar de lado as desavenças e, assim, colocar um ponto final na briga entre eles.
Já na reta final, o pai de Belinha virará um aliado de Justino e Neco, além de autorizar o casamento da herdeira com o rapaz. Depois, o público verá os três em cima de um palanque durante um discurso.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.