Um dos grandes nomes da dramaturgia nacional e atualmente no ar em Alma Gêmea, reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, Emiliano Queiroz partiu recentemente. O ator, que estava sem dar as caras na TV desde 2022, morreu em outubro após enfrentar um problema no coração.
Natural da cidade de Aracati, no Ceará, o veterano iniciou sua trajetória no rádio. Aos 15 anos, ele estreou no teatro. Em 1964, começou a trabalhar na televisão na antiga TV Paulista, que depois virou a Globo — ele foi funcionário da emissora durante toda a carreira.
Em 1973, Emiliano viveu Dirceu Borboleta na novela O Bem-Amado, papel que marcou sua carreira. Ele reviveu o personagem cerca de dez anos depois na série derivada da novela, exibida entre 1980 e 1984 na Globo.
O que aconteceu
Emiliano Queiroz morreu no dia 4 de outubro de 2024, aos 88 anos, no Rio de Janeiro. O ator, que na ocasião estava internado há dez dias na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul da cidade, sofreu uma parada cardíaca. Ele estava sob cuidados após ter colocado três stents no coração.
Na ocasião, a assessoria da peça A Vida Não é Justa informou como tudo aconteceu nos últimos momentos de vida do artista. “Às 4h30 acordou, tomou banho e disse que estava morrendo. Ele foi para o quarto, começou a passar mal por vota das 6h da manhã. A ambulância chegou e o levou para a emergência do hospital, onde teve uma parada cardíaca. Foi entubado e reanimado, mas às 10 horas, faleceu”, revelou a assessoria.
Afastamento da TV
Emiliano Queiroz participou de mais de 40 novelas na Globo, entre elas Alma Gêmea, em que interpretou Bernardo, o tio de Mirna (Fernanda Souza) e Crispim (Emilio Orciollo Netto). Além disso, também participou de de séries e minisséries. Ele estava afastado das novelas desde 2022, quando fez uma participação em Além da Ilusão. Seu último papel fixo foi em Espelho da Vida (2018).
Em agosto de 2022, o ator subiu no palco junto com Léa Garcia, para se apresentar na peça A Vida Não é Justa, espetáculo que falava justamente sobre a aceitação do fim da vida. O último trabalho dele foi o filme Avenida Beira-Mar, lançado no último dia 21.