Novela reprisada nas tardes da Globo, Cabocla foi gravada em dois estados, além de contar com duas cidades cenográficas. Apesar da história se passar no interior do Espírito Santo, a trama não teve cenas gravadas no estado.
As primeiras gravações do folhetim de Benedito Ruy Barbosa aconteceram em março de 2004 — a novela estreou em maio daquele ano — em uma fazenda localizada em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. Atores como Vera Holtz (Generosa), Maria Flor (Tina), Malvino Salvador (Tobias) e Eriberto Leão (Tomé) rodaram cenas por lá sob o comando dos diretores Rogério Gomes e José Luiz Villamarim.
Em seguida, a equipe da trama partiu rumo à cidade de Visconde de Mauá, que fica na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. No local, a produção da novela da Globo gravou a sequência inicial do primeiro capítulo, que mostra a raia de corrida de cavalos com a disputa entre Tobias e Tomé.
As gravações de Cabocla
Depois, a equipe da novela foi até a cidade de Bananal, no interior de São Paulo. Por lá, Vanessa Giácomo gravou suas primeiras cenas como a mocinha Zuca. A locação seguinte foi na cidade de Campinas (SP): a estação de trem Carlos Gomes. No lugar, a produção rodou as cenas da chegada de Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira) a Pau D’Alho, além do primeiro encontro entre Neco (Danton Mello) e Belinha (Regiane Alves) no trem.
Além disso, Cabocla contou com duas cidades cenográficas que a Globo ergueu em seus estúdios, no Rio de Janeiro. Juntas, somavam 10 mil metros quadrados de área. A produção do folhetim também construiu toda a área do sítio de Felício (Sebastião Vasconcelos), ambientado em uma fazenda no bairro de Santa Cruz. As gravações das cenas da escola onde Mariquinha (Carolina Kasting) dá aulas e da venda de Zaqueu (Alexandre Rodrigues) em uma locação em Guaratiba, na zona oeste do Rio.
Onde ficam as fazendas de Cabocla?
Já as gravações das cenas que se passam nas fazendas dos coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) aconteceram em propriedades localizadas no interior de São Paulo. A fazenda de Boanerges na vida real é a fazenda Boa Vista, localizada em Bananal, interior paulista. Já a fazenda de Justino é originalmente a fazenda Resgate, também em Bananal.
As residências dos coronéis são construções do século 18. Na época em que se passa Cabocla, as casas já teriam mais de cem anos. “Acho que estamos mostrando o interior do Brasil de uma forma hiper-realista. O glamour vem pela própria história, pelo próprio comportamento dos personagens. O universo de Benedito Ruy Barbosa é esse”, disse Mário Monteiro, cenógrafo e diretor de arte da trama.