Em Cabocla, a saúde de Luís Jerônimo (Daniel Oliveira) vai se deteriorar cada vez mais por causa da tuberculose, doença que, na época em que a trama se passa, carregava muito preconceito. O advogado começa a se sentir cada vez mais isolado, lidando não só com a dor física, mas também com o afastamento da comunidade, que o rejeita por temer o contágio.
O médico, Dr. Teles, ao reavaliar o estado de Luís, fica ainda mais alarmado. Ele avisa que, sem o tratamento adequado, a tuberculose pode ser fatal. O relacionamento de Luís com Zuca (Vanessa Giácomo) também começa a enfrentar dificuldades, já que a doença exige cuidados rigorosos. Dr. Teles aconselha que Luís tome precauções, especialmente com relação aos beijos, alertando que qualquer contato físico poderia ser um risco de contágio.
“Enquanto você não estiver curado, é melhor manter ela a uma certa distância”, diz o médico, aconselhando Zuca a evitar qualquer tipo de intimidade com o noivo. Ele adverte que um descuido pode colocar a cabocla em risco de pegar a doença.
Além disso, o médico orienta Boanerges (Tony Ramos) e Emerenciana (Patrícia Pillar) a também se afastarem de Luís, evitando contato direto, especialmente quando ele estiver tossindo. Até os utensílios, roupas e talheres do mocinho devem ser separados para prevenir qualquer possibilidade de transmissão.
Porém, Zuca não dá ouvidos aos conselhos do médico. Teimosa, ela acha que Dr. Teles está se intrometendo demais em sua vida pessoal. Mesmo com a gravidade da situação, a mocinha vai insistir em tentar beijar Luís, mostrando mais preocupação em não perder o noivo do que com o risco de contágio.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.