Fora da Globo há cinco anos, Oscar Magrini voltou ao ar na reprise de Cabocla, exibida na faixa Edição Especial, como Capitão Macário, aliado do coronel Boanerges (Tony Ramos). O ator, que esteve em dezenas de novelas na emissora, no entanto, acabou sendo demitido após uma polêmica nos bastidores.
Magrini começou sua carreira na televisão na emissora carioca. O primeiro papel fixo veio em Deus Nos Acuda (1992), e depois ele emendou trabalhos em Mulheres de Areia (1993) e Quatro por Quatro (1994). Porém, se destacou mesmo a partir de O Rei do Gado (1996).
Depois do sucesso com o personagem Ralf no folhetim de Benedito Ruy Barbosa, o artista fez novamente novelas em sequência. Ele estava no elenco de O Amor Está no Ar (1997), Torre de Babel (1998) e Vila Madalena (1999), trama em que se envolveu em uma polêmica.
Demissão da Globo
No folhetim das 18h assinado por Walther Negrão, Oscar Magrini interpretou Aricanduva, um picareta que mantinha seu verdadeiro nome em segredo. Ele formava uma dupla cômica com Lilica (Betty Gofman), de quem vivia fugindo do compromisso de manter um relacionamento sério.
Porém, o ator se desentendeu com a produção da novela e deixou a trama pela metade. A demissão dele aconteceu em fevereiro de 2000. De acordo com a revista Isto É daquela época, a Globo informou que Magrini foi dispensado por faltar às gravações.
Ator se manifestou após polêmica
Além disso, houve uma polêmica que tomou conta dos bastidores da trama. As informações são de que seu personagem, Aricanduva, deveria chamar outro personagem de gay e levar uma surra dele na sequência, mas Magrini se recusou a gravar a cena. A explicação seria que o ator não queria “xingar” o colega de elenco com quem faria a cena e apontou que poderia ser um mau exemplo para o público.
Na ocasião, a atriz e empresária Matilde Mastrangi, com quem o ator é casado desde 1990, se pronunciou após a demissão do marido. “É uma injustiça. Ele não gravou porque não recebeu roteiro. E também se constrangeu com a cena”, disparou ela em entrevista à revista Isto É.
Depois do ocorrido, Oscar Magrini saiu da novela e alegou que o atraso na entrega dos roteiros foi o que causou o problema. Ele passou quase três anos fora da Globo, período em que fez novelas na Record e nos canais SIC e RTP, em Portugal. O retorno à emissora carioca aconteceu em Esperança (2002).
Atualmente, seu último papel na Globo foi uma participação em A Dona do Pedaço (2019). Desde então, ele só fez uma novela, na Record: a trama bíblica Gênesis (2021), em que interpretou Noé.